Terça, 24 Setembro 2019 14:25

DOCUMENTO CURRICULAR | 150 profissionais da Educação participam da primeira fase de Implementação do DCR em Boa Vista Destaque

Escrito por MÁGIDA AZULAY KHATAB

Um total de 150 profissionais da Educação participaram nesta segunda-feira, 23, da primeira fase de Implementação do DCR (Documento Curricular de Roraima) em Boa Vista. O evento ocorreu na Escola Estadual Professor Severino Gonçalves Gomes Cavalcante e contou com a presença da secretária de Educação Leila Perussolo.

Participaram da Formação Geral do Polo I gestores, professores, pessoal de apoio, coordenadores pedagógicos de sete escolas da Capital. No próximo dia 30, os profissionais passarão por uma oficina.

“Nesse primeiro momento foram explicados sobre o que é o DCRR, importância, esclarecimento de dúvidas, entre outras situações. No segundo encontro, será realizada as oficinas sobre o aprofundamento do Documento”, explicou a coordenadora pedagógica do Ceforr Maristela Pereira.

A secretaria de Educação e Desporto Leila Perussolo também esteve no evento e destacou a importância da capacitação para os profissionais sobre o DCR. “Serão trabalhadas as competências, princípios básicos do Documento Curricular de Roraima. Essa é uma forma de auxiliar o professor a pensar no novo processo de organização do espaço escolar e de desenvolvimento do processo didático pedagógico da escola”, ressaltou.

Participaram do Polo I as Escolas Estaduais Professor Severino Gonçalves Gomes Cavalcante, América Sarmento, Doutor Ulysses Guimarães, Professora Conceição Costa e Silva, Maria Sônia de Brito, Colégio Estadual Militarizado Elza Breves de Carvalho e Professora Vanda da Silva Pinto.

Participarão nesta terça-feira, 24, da Formação Geral os profissionais do Polo II. O evento ocorre a partir das 19h, na Escola Estadual Senador Hélio da Costa Campos.

DCR- O Documento Curricular de Roraima foi construído mediante regime de colaboração entre Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), à luz das diretrizes estabelecidas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e contou com a participação ativa dos professores como redatores.

O DCR direcionará as políticas públicas educacionais e o currículo a ser ministrado em todas as escolas da rede estadual e municipal, tendo como foco os direitos de aprendizagem e desenvolvimento como garantia da formação integral do aluno.