Segunda, 23 Setembro 2019 10:51

SEGUNDA ETAPA | Da campanha de vacinação contra febre aftosa inicia em primeiro de outubro Destaque

Escrito por ELIAS VENÂNCIO

A nova Campanha tem como meta manter o mesmo resultado da realizada no primeiro semestre: 97,44% do rebanho vacinado no Estado. Um número capaz  de assegurar aos animais imunidade alta, visando controle eficaz e erradicação da aftosa.

O lançamento da Campanha será feito no próximo sábado, dia 28, na fazenda São Domingos, Município do Alto Alegre, região do Taiano. O evento está marcado para às 10 horas e reunirá pecuaristas, equipe da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima), empresários do agronegócio e autoridades.

Em parceria com o Ministério da Agricultura (MAPA) e Governo de Roraima, a segunda etapa de vacinação será direcionada para atingir o rebanho bovino e bubalino com idade até 2 anos. O produtor precisa ficar atento, conforme recomenda os técnicos da Aderr, para essa faixa etária dos animais.

“A notificação precisa ser feita até o dia 15 de novembro. Nesta etapa da Campanha vamos vacinar os animais de zero a quatro meses”, ressaltou o Presidente da Aderr, Gelb Platão.

Segundo ele, a condição de vacinar o rebanho até os dois anos de vida, se deve ao fato de Roraima ser reconhecida pelo MAPA, como livre de febre aftosa com vacinação.

“Além  disso nós estamos conseguindo índices vacinais acima de 85%, preconizado pelo MAPA, e temos também um cadastro consolidado com cerca de 8 mil produtores registrados no SIGADERR [cadastro informatizado de controle da pecuária em Roraima]”.

Cuidado com o manuseio e conservação

É preciso ressaltar que ao comprar a vacina, o produtor coloque-a em caixa térmica com três partes de gelo para uma parte de vacina. Depois lacre a caixa com fita adesiva.

Na hora de armazenar a vacina na geladeira, coloque os frascos no compartimento de baixo do congelador. A vacina não pode congelar e deve ser mantida na temperatura entre 2 e 8 graus centígrados.

Na compra da vacina, verifique se o lacre metálico não está violado. Caso esteja, não compre. Não esquecer de exigir a nota fiscal da compra.

Transporte a vacina para o curral em caixa térmica com três partes de gelo para uma de vacina, mantendo a temperatura entre 2 e 8 graus centígrados.

Agite o frasco antes de carregar a seringa (pistola). Se o frasco não for utilizado no mesmo dia, descarte-o, mesmo que contenha sobra de dose de vacina.

Mantenha a seringa com a dose de vacina na caixa térmica durante a vacinação. Vacine o gado nos horários de temperatura mais amena e faça a contenção dos animais, evitando acidentes.