Sexta, 20 Setembro 2019 13:38

DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS | Fórum promovido pelo Governo do Estado reúne 59 vereadores Destaque

Escrito por NEUZELIR MOREIRA

Em busca de uma aproximação com o parlamento dos municípios de Roraima, nesta sexta-feira, dia 20, o Governo de Roraima por meio da Secretaria Estadual de Articulação Municipal está promovendo o 1° Fórum Estadual com os Vereadores.

O evento ocorre até às 18h, no Palácio Senador Hélio Campos e conta com vereadores dos 15 municípios. Os 59 parlamentares participam de cinco oficinas temáticas, onde discutem as dificuldades de cada região nos eixos educação, saúde, assistência social, infraestrutura e desenvolvimento.

O governador Antonio Denarium falou da importância do Governo ouvir as demandas dos municípios. “Essa é a oportunidade de colocar nossos secretários de Estado à disposição dos vereadores, para debater os principais temas de cada município. Queremos fazer um trabalho de aproximação do Executivo Estadual com Legislativo Municipal, pois são ações como essa que vão trazer a população, mais benefícios e desenvolvimento para cada região. Além de tirar dúvidas e buscar soluções, os vereadores também podem fazer críticas e reclamações”, destacou Denarium.

Segundo a secretária de Articulação Municipal, Ilaine Henez, o legislativo municipal é um filtro do seu município, é ele que vai trazer de fato a demanda, o clamor e as necessidades da comunidade.

“Nesse Fórum, vamos fazer um levantamento dos problemas, o diagnóstico dos municípios para ver quais são os problemas que mais comuns a todos, e em sequência trabalhar a construção de soluções. O Governo do Estado hoje, busca construir soluções de mãos dadas com a população, por meio dos representantes de cada município, pois são eles que têm conhecimento dos problemas e necessidades da população mais carente”, disse a secretária.

O vereador Junior Brasil, presidente da Câmara Municipal de Normandia, parabenizou a iniciativa do Governo em fazer o evento.  “Estamos trazendo os anseios do nosso município e as dificuldades, para verificar o que podemos levar de melhoria para nossa cidade, com ações em parceria com o governo”.

Conforme o vereador por Boa Vista, Ítalo Otávio, o vereador é o político mais próximo da população e são eles que sentem mais na pele aonde dói na sociedade, então quando o governo estadual convida para fazer um fórum como esse, ele está também, tentando ter um contato melhor com os vereadores e consequentemente com a população.

“É vereador, dentro do seu respectivo município, que destina o orçamento, seja da saúde, seja da educação, então é importante que a gente tenha esse contato com o governo estadual, pra que a gente possa entender o que está norteando o trabalho dele, para onde está indo as diretrizes e também para que a gente consiga se adequar e ele também entender as nossas demandas”, pontuou Ítalo.