Sábado, 12 Novembro 2022 09:53

EXPOFERR 2022 | Feira oferece ampla variedade gastronômica para o público Destaque

Escrito por Elias Venâncio
EXPOFERR 2022 | Feira oferece ampla variedade gastronômica para o público Secom-RR

A variedade de opções gastronômicas é unanimidade entre os visitantes da 41ª Expoferr. São centenas de barracas e vendedores ambulantes espalhados pelo Parque de Exposições Dandãezinho durante o maior evento de agronegócios do Estado, promovido pelo Governo de Roraima, que teve início nesta sexta-feira, 11, e segue até a próxima terça-feira, 15.

O Parque de Exposições está localizado no Monte Cristo, zona rural de Boa Vista, e

oferece um cardápio amplo de alimentos para atender a todos os paladares do público. Por outro lado, para quem vende esses produtos de consumo, a Expoferr é também uma oportunidade de negócios devido à grande quantidade e rotatividade de clientes nos cinco dias de evento.

A perspectiva de bons negócios trouxe para o evento um leque de alternativas para o empreendedor, que aposta em oferecer desde comidas tradicionais de feiras, como churrasco, carne de sol, paçoca, caldos e churros, até aquelas consideradas “atípicas” neste tipo de evento, como hambúrgueres artesanais, sucos naturais e outras opções.

Com o sentimento de volta da Expoferr após cinco anos sem ser realizada, a expectativa de lucro vem reforçada pela curiosidade e demanda dos clientes.

Antigo frequentador da feira, o comerciário Arcanjo Sobrinho explicou um pouco sobre essa sensação. “Eu ia à Expoferr com os meus pais quando era pequeno e ela acontecia no bairro São Pedro, onde hoje é a quadra do TRE [Tribunal Regional Eleitoral]. Estava com saudade. Hoje trago meus filhos para manter esse costume. Ainda bem que o governador Denarium trouxe essa tradição de volta”, disse.

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

O trabalho de servir o público da Expoferr começa ainda cedo, com a equipe de organização localizando o estandes da feira e a preparação dos produtos pelos vendedores, que também escolhem as melhores estratégias para atrair clientes.

Todo esse fluxo comercial de cinco dias de evento gera empregos e renda, aquecendo a economia e possibilitando aos comerciantes um ganho extra para aumentar o orçamento familiar.

A necessidade de atrair consumidores para impulsionar os negócios tem criado ideias inusitadas de marketing, como é o caso da vendedora Cineide Melo. Ela usou a criatividade para vender seus produtos. A barraca dela, localizada na Praça de Alimentação da Expoferr, chama a atenção de quem passa, tudo por causa do nome que ela colocou.

“Caldo de Kenga” foi o nome utilizado para o negócio de Cineide a partir de uma pesquisa na internet, conforme disse. Ela comercializa caldo de quenga, uma sopa cremosa de frango com bastante substância, ideal para os dias mais frios.

“Eu precisava de um ‘algo a mais’ para atrair as pessoas, pois ficar só no comum com certeza ia me deixar para trás em relação aos outros. Pesquisei na internet, vi esse nome e resolvi colocar. E olha, vou dizer, deu super certo. Estou vendendo bem”, disse Cineide, rindo.

CHURRASCO GAÚCHO

O CTG (Centro de Tradições Gaúchas) não poderia deixar de estar presente na Expoferr oferecendo o tradicional churrasco sulista. Costelão, picanha, cupim e até pescado estão no cardápio do restaurante típico, que tem tido boa procura, segundo o mestre churrasqueiro Júlio de Lima.

“Nossa especialidade é churrasco, por isso oferecemos uma variedade que permita ao cliente escolher o que ele quiser. A Expoferr começa hoje [11], mas pelo que estamos vendo, o início foi muito promissor para quem trabalha com alimentação. A esta altura já estamos na terceira leva de carne assada e não para de chegar gente. É algo muito bom, anima muito a gente”, comemorou Júlio.

VIGILÂNCIA

Quem visita a Expoferr para consumir a alimentação do local pode ficar tranquilo. A Sesau (Secretaria de Saúde) está na feira atuando na fiscalização dos alimentos manipulados na exposição. Esse trabalho é feito pela Vigilância Sanitária Estadual, que está verificando se cada comerciante realiza a manipulação de alimentos da forma mais adequada.

A FEIRA

Realizada pelo Governo de Roraima em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de Roraima, a Expoferr 2022, é o maior evento da agroindústria de Roraima.

A organização da feira envolve diretamente a Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), que é responsável pela coordenação do evento, Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Aderr, SEI (Secretaria do Índio), Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Desenvolve Roraima. E de forma indireta as demais instituições da administração direta e indireta do Governo de Roraima.

O objetivo da Expoferr 2022 é oferecer um ambiente favorável à integração da cadeia produtiva do agronegócio, por meio da demonstração dos resultados empresariais e institucionais da sociedade produtiva roraimense, obtidos nos últimos anos.

A Expoferr 2022 ocupará uma área de mais de 93 mil metros quadrados com infraestrutura completa para shows nacionais, locais, leilões, rodeios, vaquejadas, gastronomia, palco cultural, arena do conhecimento e muito mais. um evento que mistura tradição e inovação.

O processo de revitalização do Parque Dandãezinho contou com a parceria entre a Seadi, Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Cerr (Companhia Energética de Roraima) e Seinf (Secretaria de Infraestrutura).