Quinta, 10 Novembro 2022 14:52

MENÇÃO HONROSA | Vigilância em Saúde e Lacen de Roraima recebem reconhecimento por serviços prestados na pandemia Destaque

Escrito por Suyanne Sá
MENÇÃO HONROSA | Vigilância em Saúde e Lacen de Roraima recebem reconhecimento por serviços prestados na pandemia Ascom/Sesau

A Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da Sesau (Secretaria de Saúde) e o Lacen-RR (Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima) receberam o reconhecimento do Ministério da Saúde pela excelência de trabalhos realizados durante a pandemia da covid-19.

As menções honrosas foram anunciadas nesta quarta-feira, 9, durante a Reunião Nacional de Síndromes Gripais e Avaliação da Resposta da Vigilância para a covid-19 no Brasil, que está sendo realizado desde o início da semana em Brasília.

“Durante esses três dias de evento, houve discussões sobre avanços e desafios da vigilância epidemiológica, dinâmica de epidemiologia e laboratório, e atualizações do tratamento da influenza”, explicou a gerente estadual do Núcleo de Controle da Influenza, Larissa Costa.

Para a premiação, foram observadas a capacidade tecnológica e de rede de assistência dos Estados, além do empenho das equipes de saúde na promoção da testagem e vacinação em massa da população ao longo da pandemia.

Foram pontos levados em consideração: a vigilância genômica de SARS-CoV-2, a vigilância laboratorial durante a pandemia, a coberturas vacinais da influenza e covid, os avanços e desafios da Vigilância Sentinela de síndrome gripal e a vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave da influenza.

“Estar recebendo uma menção honrosa é muito gratificante para toda a equipe da Coordenação Geral da Vigilância em Saúde de Roraima, diante de tantos desafios que enfrentamos durante a pandemia da covid-19”, ressaltou Larissa.