Quarta, 03 Agosto 2022 09:27

SEGUNDO SEMESTRE | Mais de mil vagas para EJA estão abertas em 16 escolas de Boa Vista Destaque

Escrito por Layse Menezes
SEGUNDO SEMESTRE | Mais de mil vagas para EJA estão abertas em 16 escolas de Boa Vista Layse Menezes

O período de matrículas novas para turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede estadual finalizou no dia 15 de julho. No entanto, ainda existem vagas disponíveis para o segundo semestre letivo de 2022, todas para Boa Vista.

Em todo o Estado existem 84 escolas que possuem o ensino da EJA. São 28 unidades no interior, 40 em comunidades indígenas e 16 na capital, para onde estão sendo ofertadas as vagas neste momento.

Em Boa Vista estão disponíveis 424 vagas para turmas do 2º segmento que corresponde do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Já para o 3º segmento, direcionado para alunos do Ensino Médio, há 654 vagas disponíveis, totalizando 1.076 vagas distribuídas da seguinte forma:

ENSINO FUNDAMENTAL (6° AO 9° ANO)

Bairro

Escola Pastor Fernando Granjeiro de Menezes

Caranã

14

ENSINO MÉDIO (1° AO 3° ANO)

Bairro

Escola Profª. Maria das Neves Rezende

Senador Hélio Campos

48

“Convocamos todas as pessoas que ainda não concluíram seus estudos que possam se dirigir a uma escola mais próxima de sua casa verificando se ela oferta EJA para que possam realizar suas matrículas”, disse a assessora pedagógica da Dieja (Divisão da Educação de Jovens e Adultos) Marilena Fernandes Ribeira. O órgão é vinculado à Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

COMO SE MATRICULAR?

Os interessados em retomar os estudos precisam ter idade mínima de 15 anos completos para ingressar no Ensino Fundamental (segundo segmento) e 18 anos completos para o Ensino Médio (terceiro segmento).

Para efetuar a matrícula, o interessado pode ir direto na secretaria da escola pretendida e apresentar a cópia e original do documento de identificação (RG, certidão de nascimento ou casamento); 2 fotos 3x4 recentes; comprovante de residência e cartão de vacina atualizado contra a covid-19 (não obrigatório). No momento da matrícula, menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

PARA QUEM É DESTINADA A EJA?

A EJA é voltada às pessoas que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria e está prevista na Lei N° 9394/96 (Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Ao concluir os estudos por meio da EJA a pessoa está apta a dar continuidade em sua vida acadêmica.

DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS

A Dieja informou que os estudantes que já estavam cursando alguma das etapas da EJA no primeiro semestre de 2022, tiveram a rematrícula automática. Qualquer dúvida sobre a modalidade de ensino pode ser esclarecida no departamento, localizado na avenida Jaime Brasil, nº 527 (antiga Escola Estadual Princesa Isabel), no Centro de Boa Vista.