Quarta, 11 Mai 2022 18:48

SEPLAN | Conseplan empossa novos integrantes e Roraima ocupa vaga de segunda vice-presidência Destaque

Escrito por Maria Fernanda Azevedo
SEPLAN | Conseplan empossa novos integrantes e Roraima ocupa vaga de segunda vice-presidência Ascom/Seplan

O secretário da Seplan (Secretaria do Planejamento e Orçamento do Estado de Roraima), Diego Prandino, foi eleito, nessa terça-feira, dia 10, para o cargo de segundo vice-presidente do Conseplan (Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento). Entre os objetivos do colegiado está a valorização do planejamento como instrumento de melhoria da gestão e do gasto público, com foco no desenvolvimento dos Estados.

O titular da pasta classificou a integração ao Conselho como uma honra para Roraima. Para ele, a composição também reflete o bom desempenho que o Estado tem alcançado nos últimos três anos, o que colocou Roraima no cenário nacional de forma positiva pelo controle do orçamento público e financeiro.

“Isso fortalece a imagem que temos buscado para Roraima, como um Estado que tem conseguido reestruturar e reorganizar suas finanças e o seu planejamento. Com as contas organizadas, desde o início da gestão, o Governo tem realizado um grande volume de investimentos que tem feito Roraima crescer cada vez mais e melhorar a qualidade de vida dos roraimenses”, afirmou.

Para o secretário, também é importante destacar a troca de experiências que o Conseplan proporciona aos secretários de Estado do Planejamento, no que se refere aos desafios da gestão pública.

“Os Estados vivem o quarto ano de gestão, se organizando após o período mais acentuado da pandemia da Covid-19, quando foi preciso realizar grandes investimentos na área da saúde pública, com o desafio de manter o equilíbrio fiscal”, argumentou.

Na diretoria do Conseplan, eleita em reunião virtual extraordinária desta terça-feira, estão: Maria Emanuela Pedroso (ES), presidente; Gilmar Martins (PB), primeiro vice-presidente;  Diego Prandino (RR), segundo vice-presidente; e Luiza Barreto (MG), terceira vice-presidente. Martins estava respondendo pelo colegiado há um mês, após Valdemar Bernardo Jorge ter deixado a presidência por não mais ocupar o cargo de secretário de Planejamento do Paraná.

CONSEPLAN

Nos dias 10 e 11 de março deste ano, Roraima sediou, pela primeira vez, a 84º edição do Fórum do Conseplan(Conselho Nacional de Secretários de Estado do Planejamento). O encontro reuniu gestores de Planejamento de vários estados do Brasil. A iniciativa foi uma realização do Governo de Roraima, por meio da Seplan.

O conselho foi criado em 2006, durante a realização do 28º Fórum Nacional de Secretários do Planejamento, e constitui uma associação civil sem fins lucrativos com sede e foro em Brasília-DF.

Entre os objetivos do Conseplan estão funcionar como um órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses das Secretarias do Planejamento dos Estados e do Distrito Federal, participar da formulação e implantação das políticas nacionais do planejamento público e propor políticas públicas no âmbito de atuação dos governos federal, estaduais e municipais e do Distrito Federal.