Sábado, 30 Abril 2022 17:36

MOMENTO HISTÓRICO | Mais uma policial militar assume posto de comando em Roraima Destaque

Escrito por Ayan Ariel
MOMENTO HISTÓRICO | Mais uma policial militar assume posto de comando em Roraima Fernando Oliveira

Em 2007, a jovem Carla Jordanna Rodrigues ingressava na PMRR (Polícia Militar de Roraima) como soldado. Desde então, ela vem colhendo frutos de seus 15 anos prestando serviço na segurança pública e, agora, se tornou a primeira mulher a assumir um grande comando de policiamento da Corporação. Hoje, tenente coronel, assume o posto de comandante do Policiamento do Interior (CPI).

A nova comandante do CPI conta que, na época em que entrou na Polícia Militar de Roraima, fazia vários concursos públicos. Porém, mesmo com os desafios enfrentados, com o tempo, se apaixonou pela carreira militar.

A tenente coronel avalia que, durante esses 15 anos de serviços prestados à PMRR, ela teve dois momentos marcantes bastantes especiais: em 2008, quando foi aprovada no curso de formação para oficiais, e agora, por ser a primeira mulher a assumir um grande comando da Polícia Militar.

“A gente verifica que é uma evolução no pensamento dos nossos comandantes, que acreditam na capacidade da mulher. Primeiramente, eu agradeço a Deus imensamente porque eu sei que ele que me permitiu estar aqui porque toda autoridade é constituída por ele. E fico feliz, porque toda a minha luta durante esses anos pela PM me deu essa honra de poder servir aos policiais do interior”, disse.

A tenente coronel Carla aconselha a todas as mulheres que desejam entrar na carreira policial e na Polícia Militar de Roraima que entrem com o coração aberto e determinadas a ajudar o próximo.

“A Corporação, para mim, é uma família que nos acolhem. Hoje tem apoio dos nossos comandantes e tem espaço sim para as mulheres, a gente pode sim quando a gente quer. Só basta a gente se dedicar, só basta nós mulheres não termos medo de assumir o nosso lugar e o nosso lugar é onde a gente quiser, a gente tem que batalhar para isso”, ressaltou.

DENTRO DA CORPORAÇÃO

Durante seus 15 anos dentro da PMRR, a tenente coronel Carla Jordanna Rodrigues ocupou várias funções dentro da Corporação, tendo trabalhado no Núcleo de Polícia Comunitária, e no Ciptur (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário).

Também foi comandante do Núcleo de Apoio a Pessoas Especiais (vulneráveis), coordenadora do Proerd, chefe do P1/P4 do 2° BPM, chefe da P1/P4 do Comando de Policiamento da Capital, chefe do Setor de Projetos e Convênios da PMRR, coordenadora do Plano Nacional Estratégico de Fronteiras (ENAFRON) em Roraima e chefe do Departamento de Finanças da PMRR.

HISTÓRICO DE MULHERES NA PM

Na gestão do governador Antonio Denarium, as mulheres têm ganhado o maior destaque da história da PMRR. Somente na última promoção promovida pela PMRR, ocorrida no dia 21 deste mês, foram promovidas 56 oficiais e 19 praças.

Atualmente, a Polícia Militar de Roraima possui duas coronéis mulheres e seis tenentes coronéis mulheres. Uma delas é a subcomandante da Polícia Militar de Roraima, coronel Valdeane Alves de Oliveira, que assumiu, no dia 15 de março. “Fico feliz em representar não só as policiais femininas, mas todas as trabalhadoras que sabem as dificuldades de estarem no mercado de trabalho”, disse ela na ocasião.

Também na mesma data, a capitã Camila Thomé de Oliveira assumiu o comando do 1° Batalhão da PMRR, que atende pelo policiamento de toda a zona oeste. A corporação possui atualmente seis tenentes coronéis mulheres.

“A valorização da nossa briosa Polícia Militar de Roraima é imprescindível para a segurança pública do Estado. E a promoção das mulheres dentro desse espaço demonstra não só o enorme respeito que temos por elas, como, mais uma vez, o nosso compromisso com a nossa população”, frisou o governador Antonio Denarium.