Quinta, 14 Abril 2022 08:43

CONEXÃO | Seadi discute melhoria da banda larga em Roraima Destaque

Escrito por Michel Sales
CONEXÃO | Seadi discute melhoria da banda larga em Roraima Ascom/Seadi

A Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) está trabalhando para ampliar a infraestrutura da conectividade em Roraima, buscando parcerias para melhor atuar com as operadoras nacionais.

Nesta quarta-feira, 13, o secretário da pasta, Emerson Baú, esteve reunido com representantes da Conexis Brasil Digital, analisando as possibilidades de alargamento, velocidade, segurança, estabilidade, sustentabilidade, economia e demais avanços da banda larga em todo o Estado.

A discussão contou com a presença do coordenador de Indústria Criativa e Inovação Sustentável, Reginaldo Rubhi, além dos dirigentes do sindicato das empresas de telecomunicações, em Brasília, que levaram em conta a potencialização tecnológica do sinal para o produtor rural.

O secretário Emerson Baú reconheceu as dificuldades de acesso à internet que o estado enfrenta e ressaltou, “Hoje, iniciamos um debate com intuito de desenvolvermos uma legislação estadual para orientarmos o regramento, adesão, padronização e ampliação da banda larga em cada município, pois a conectividade faz parte do processo de desenvolvimento e da inovação como fator importante para a economia roraimense”, enfatizou.

No diálogo, Emerson Baú também ressaltou sobre o atual processo de gestão financeira do Estado. “O Governo de Roraima tem feito uma legislação bastante favorável para os negócios - implementando um processo de gestão financeira muito eficiente - administrado com ‘mão de ferro’ pelo governador Antônio Denarium. Nossa situação fiscal que antes recebia nota C, desde março do ano passado alcançou a qualificação A em economia pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN)”, exaltou o secretário.

CICI

Dentre as competências da Indústria Criativa e Inovação Sustentável (Cici) estão: a coordenação e avaliação de políticas em melhorias no ecossistema de inovação; Promoção do desenvolvimento de ciências em soluções para o aumento da competitividade e produtividade de setores estratégicos do Estado; Além da promoção de setores de Energias Renováveis, Tecnologia da Informação e Comunicação (Tic), Turismo, Cadeia do Agronegócio e Biotecnologia com foco na sustentabilidade.