Terça, 21 Dezembro 2021 16:43

MAIS DESENVOLVIMENTO | Governador assina ordens de serviço de novas obras no Sul do Estado Destaque

Escrito por Sueda Marinho
MAIS DESENVOLVIMENTO | Governador assina ordens de serviço de novas obras no Sul do Estado Arquivo Secom Roraima

Nesta quarta-feira, dia 22, o governador Antonio Denarium desembarca no Sul do Estado, levando na bagagem muitas novidades para os moradores dos municípios de Rorainópolis, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caroebe.

Durante a viagem serão assinadas várias ordens de serviços. Entre elas está a reforma da Escola Estadual Henrique Dias e pavimentação da vicinal 26, em São João da Baliza. Também será assinado o contrato para início da construção do Núcleo Regional de Perícia Forense, em Rorainópolis.

Além disso, os ginásios poliesportivos dos quatro municípios passarão por reforma.   As obras serão feitas pela Seinf (Secretaria de Infraestrutura), e ambas com prazo de execução de cinco meses.

Os recursos são originários de emendas parlamentares do deputado federal Ottaci Nacimento com contrapartida do Governo. Para Rorainópolis será destinado mais de R$ 1 milhão e para Caroebe, São Luiz e São João da Baliza serão disponibilizados mais de R$ 900 mil para cada município.

SÃO JOÃO DA BALIZA

A primeira parada do governador será em São João do Baliza, onde será assinada a ordem de serviço autorizando o início da obra na Escola Estadual Henrique Dias. O prédio que não recebe manutenção há 20 anos ganhará novo telhamento, novo piso, janelas mais modernas e amplas, além de banheiros com acessibilidade.

A reforma será executada pela Seinf (Secretaria de Infraestrutura), com prazo de execução de 180 dias. Os recursos na ordem de mais de R$ 3 milhões são originários de emenda parlamentar do deputado federal Jhonatan de Jesus e contrapartida do Governo Estadual.

A unidade escolar que atende 362 alunos no Ensino Fundamental, Médio e no EJA ganhará também um nova quadra de esportes que contará com estrutura metálica nova, piso novo e adequado para  prática esportiva. A Arquibancada receberá os serviços de chapisco e reboco.

Além disso, serão instalados alambrados, conjunto de futsal com traves, conjunto para quadra de vôlei com postes e par de tabelas de basquetes.

VICINAL

Denarium dará início também ao serviço de pavimentação da vicinal 26.  O trecho de mais de 20 quilômetros de estrada será totalmente recuperado. A obra será executada com recursos de emenda parlamentar do senador Telmário Mota e contrapartida do Executivo Estadual, na ordem de R$ 12 milhões.

Conforme o secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, essa vicinal liga o município de São João do Baliza à Vila Moderna e auxiliará no deslocamento dos moradores da região.

“Diminui muito o percurso de quem usa, principalmente, a Rodovia 210 para pegar a 174. Esse trecho foi deixado de lado pelas gestões passadas e agora está sendo concluído pelo governador Antonio Denarium” destacou.

RORAINÓPOLIS

Pela tarde, Denarium passará por Rorainópolis, onde dará o pontapé inicial para a construção do prédio do Núcleo Regional de Perícia Forense. O contrato para o início das obras será assinado na quarta-feira, pelo governador.

A obra será executada pela empresa Alpha Engenharia, com prazo de execução de 240 dias. Serão investidos mais de R$ 4 milhões, recursos são provenientes de emenda parlamentar do ex deputado Remídio Monai, com contrapartida do  Executivo Estadual.

O Projeto Arquitetônico da construção do Núcleo é composto por três blocos. O projeto abrange os três postos avançados: Instituto Médico Legal, Instituto de Identificação e Instituto de Criminalística.

“Essa obra é uma reivindicação antiga da população, que precisa se deslocar até a Capital para tirar a identidade. E também ajudará a desafogar os trabalhos do Instituto Médico Legal, que hoje só conta com o prédio de Boa Vista”, explicou o secretário Edilson.