Sábado, 18 Dezembro 2021 15:57

MAIS INCLUSÃO | Governo adquire novos equipamentos para melhorar locomoção de pessoas com deficiência Destaque

Escrito por Lidiane Oliveira
MAIS INCLUSÃO | Governo adquire novos equipamentos para melhorar locomoção de pessoas com deficiência William Roth

Com o objetivo de garantir à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida maior acessibilidade e mais autonomia para exercer os direitos de cidadania e de participação social, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde) e em parceria com o Programa “Viver sem Limites” da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, iniciou neste sábado, 18, a entrega de equipamentos, incluindo cadeiras de rodas motorizadas, manuais e para o banho, para pacientes cadastrados no PAPD (Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência).

Com recursos próprios e por meio da parceria com o Governo Federal, foram investidos cerca de R$ 1.932.398,00 para a compra de mais de 3.600 equipamentos que vão auxiliar ainda mais na locomoção de pacientes da Capital e do Interior.

“Além das cadeiras temos outros itens importantes que foram adquiridos, andador, tipoias, muletas, colchões casca de ovo, almofadas, ou seja, itens que são fundamentais para auxiliar na locomoção e melhorar a qualidade de vida desse público. E para nós essa notícia é motivo de muita alegria, o que demonstra o nosso compromisso de mudar a cara da saúde roraimense”, enfatizou o governador Antonio Denarium.

O secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, destaca que a atenção a esse público faz parte do planejamento de trabalho da pasta.

“Temos tido o cuidado de manter o foco na atenção de todas as pessoas que precisam de cuidados na área de saúde, o que inclui a reabilitação motora também. E a garantia de acessibilidade faz parte desse cuidado, medida fundamental para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, reforçou.

Pacientes se emocionam ao receber cadeiras de rodas

As primeiras pessoas beneficiadas receberam os itens na manhã deste sábado no bairro Pintolândia, durante a ação do Governo Presente realizado na Escola Estadual Severino Cavalcante, no Pintolândia.

A dona de casa Ângela Maria Camanho recebeu uma cadeira motorizada e se emocionou.

“É uma alegria muito grande porque a gente depende nessa cadeira para ir ao médico, natação e sem a cadeira não somos ninguém porque temos que ter a cadeira para andar pois ela é como as nossas pernas e sem condições de comprar é uma ajuda e tanto”, agradeceu.

Para Sebastião Ferreira Carvalho a cadeira motorizada chegou em boa hora.

“É um sonho realizado e que vai me ajudar muito no meu dia-a-dia na minha casa e no meu trabalho, pois tenho dificuldade de me locomover por causa do deslocamento de quadril e essa cadeira vai ajudar 100 por cento a minha vida, então só tenho a agradecer”, disse.

Entrega de cadeiras continua

A partir de segunda-feira, 20, as cadeiras continuarão sendo entregues para adultos cadastrados no PAPD (Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência), que funciona no NERF (Núcleo Estadual de Reabilitação Física 5 de Outubro), localizado na Av. Ataíde Teive, 6459, no bairro Nova Canaã.

A coordenadora Geral de Atenção Especializada, Cláudia Almeida, ressalta que a distribuição será iniciada após o levantamento de pacientes cadastrados no Programa.

"Para realizar o cadastro junto ao PAPD é preciso ir até a sede do NERF das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30, tendo em mãos o RG, CPF, comprovante de residência e Cartão do SUS. É importante esclarecer que os interessados precisam estar atentos aos critérios de atendimento que são diferentes para cada item. A cadeira motorizada, por exemplo, será entregue para adultos em atendimento neurológico, sendo necessária a prescrição de um médico fisiatra, já a cadeira comum poderá ser solicitada por um médico ou fisioterapeuta”, enfatizou a coordenadora.