Sábado, 18 Dezembro 2021 15:45

1500 HECTARES | Governo propõe diálogo com prefeituras para aumentar o plantio de grãos em terras indígenas Destaque

Escrito por Maria Fernanda Azevedo
1500 HECTARES | Governo propõe diálogo com prefeituras para aumentar o plantio de grãos em terras indígenas Secom-RR

Com a proposta de nivelar e pactuar atividades agropecuárias voltadas para o desenvolvimento e sustentabilidade dos Povos Indígenas, a SEI (Secretaria do Índio), promove na próxima segunda-feira (20), uma rodada de diálogo com prefeitos.

A pauta é voltada para o projeto Grãos 2022, e ocorre a partir das 9h, na sede da Secretaria, no Parque Anauá. Devem participar, as prefeituras envolvidas com as ações nas comunidades indígenas do Estado de Roraima, secretários municipais de Assuntos Indígenas e da Agricultura, além de instituições parceiras.

"Somos pioneiros no plantio de grãos em terras indígenas. Na minha gestão essa era uma das metas: colaborar para o desenvolvimento econômico e social dos povos indígenas.  Para 2022, vamos expandir a área plantada e quantidade de comunidades envolvidas. E tudo isso será discutido na reunião", disse o governador Antonio.

Hoje, o projeto de plantio de grãos capitaneado pelo Governo de Roraima está colhendo milho e feijão caupi em 800 hectares.  Para 2022, a extensão de plantio passará para 1.500 hectares.

O secretário da SEI, Marcelo Pereira, explicou que o objetivo da reunião é fortalecer a parceria entre as prefeituras parceiras do Governo pelo desenvolvimento das comunidades indígenas.

“Nosso intuito é fortalecer a parceria entre as prefeituras que apoiam o governador e que tenham a inserção de comunidades indígenas como forma de fortalecer os projetos de grãos, de avicultura, e outras ações necessárias para o desenvolvimento das comunidades indígenas, dentre as quais, estrada, pontes, vicinais, infraestrutura de escola e de saúde, necessárias para potencializar o desenvolvimento das comunidades indígenas”, disse Marcelo.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Conforme a diretora de Desenvolvimento Social Indígena da SEI, Francineth Raposo, após a reunião, haverá uma programação cultural, com a participação de povos indígenas de diversas etnias.

“Queremos aproveitar a oportunidade para fortalecer a cultura dos índios, com apresentação de músicas e danças, degustação de pratos típicos como Damurida, bem como promover a comercialização de artesanatos produzidos por esta população, que recebe apoio da nossa Secretaria”, destacou.