Sexta, 17 Dezembro 2021 17:38

GUERRA CONTRA COVID | Mutirão de vacinação encerra com mais de 10 mil vacinados em 11 dias Destaque

Escrito por Lucas Sechi
GUERRA CONTRA COVID | Mutirão de vacinação encerra com mais de 10 mil vacinados em 11 dias Ascom/Sesau

A intensificação da Campanha de Vacinação contra a covid-19 em Roraima chegou ao fim superando as expectativas. A busca ativa pela população que durou onze dias na capital e no interior encerrou com 10.442 vacinas aplicadas, incluindo 3.479 primeira dose, 5.014 segunda dose e 1.949 doses de reforço.

A busca ativa pela população foi promovida pelo Governo de Roraima, por meio da Sesau, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde, Ministério da Saúde e as prefeituras dos municípios de Boa Vista, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luís.

“É com muita alegria que recebemos o resultado satisfatório da ação conjunta realizada pelo Governo do Estado, nos quatro cantos de Roraima. Os trabalhadores da saúde passaram por um verdadeiro desafio na busca pela atualização de muitos cartões de vacina e graças a Deus, conseguimos alcançar o máximo possível de gente, sendo mais de 10 mil vacinas aplicadas em apenas 11 dias. O nosso trabalho de proteger a nossa gente continua, as medidas de combate ao coronavírus estão sendo mantidas e se necessário serão reforçadas”, ressaltou o governador Antonio Denarium.

O resultado foi contabilizado pelo Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunizações da Sesau. De acordo com a gerente do Núcleo, Alice Dantas, a receptividade da população para com os profissionais de saúde foi positiva.

“Foi um trabalho realmente intenso nesses 11 dias, nós estivemos acompanhando a ação em alguns pontos aqui da capital, e a aceitação da população foi muito boa, embora temos algumas recusas, mesmo assim não desanimamos e seguimos durante todos os dias de ação com o foco de vacinar o máximo possível de usuários. É importante lembrar que temos um planejamento de operação da Campanha sendo continuamente atualizado, e estamos cumprindo o que ele determina disponibilizando vacinas para todas as prefeituras que precisam”, reforçou.

A coordenadora de Vigilância em Saúde do Estado, Valdirene Oliveira, esteve acompanhando presencialmente as ações no interior, e constatou que a parceria firmada pelo Governo do Estado foi indispensável durante o processo.

“Não é um trabalho fácil, você realmente precisa contar com todo apoio possível. A gente ter recebido essa parceria dos municípios, foi essencial. Com o resultado que temos agora, vamos monitorar, junto aos municípios que participaram da ação, a situação daqueles que tomaram a primeira, a segunda, e a terceira dose, para avaliar se será necessário que a equipe retorne para completar o esquema vacinal”, disse.

O secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, pontua que o resultado da busca ativa é motivo de gratidão e lembra que a população também tem uma parte a cumprir na batalha contra o coronavírus.

“Em nome de toda a equipe envolvida nesse ato de levar esperança de dias melhores para todos, eu quero agradecer a cada um que recebeu em sua casa os nossos profissionais e todos os aplicadores, pois foi assim que a população contribuiu com o nosso trabalho e a possibilitou que Roraima desse um grande passo na guerra contra o coronavírus. Estamos vencendo a covid, a intensificação terminou, mas é preciso que a população continue fazendo sua parte! Quem ainda não tomou todas as doses necessárias procure o posto de vacinação. Gente, se protejam e protejam a todos”, enfatizou o secretário.