Quarta, 24 Novembro 2021 16:57

REDD+ | Femarh e Ipam discutem construção do sistema com organizações indígenas Destaque

Escrito por Rubem Leite
REDD+ | Femarh e Ipam discutem construção do sistema com organizações indígenas Rubem Leite

A Femarh (Fundação Estadual do Meio ambiente e Recursos Hídricos) e o Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) realizaram na segunda-feira, dia 22, no auditório da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a primeira reunião com diversas organizações indígenas, para discutir o Decreto Governamental 29.710/2020, que permite a construção do sistema jurisdicional do REDD+ no Estado.

O REDD+ é um incentivo desenvolvido no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, que tem a finalidade de compensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados na redução da emissão de gases do efeito estufa, provenientes do desmatamento e da degradação florestal.

A criação desta Câmara Temática, onde serão postos os pleitos dos povos indígenas, está sendo coordenada pela analista ambiental da Femarh Flavia Furtado e pela pesquisadora do Ipam Raissa Guerra.

Aos representantes de várias etnias, dentre elas, Yanomami, Iecoana, Macuxi, Ingaricó, Wai-Wai as coordenadoras expuseram sobre a condução da política de criação das Câmaras Temáticas dos Povos Indígenas que, assim como as outras duas, Sociedade Civil e Governo, resultem na criação do arcabouço legal, a fim de receber os pagamentos por resultados da redução das emissões por desmatamento.

O Decreto Governamental 29.710/2020 institui a Política Estadual de Impulsionamento do Desenvolvimento Econômico Ambiental de Baixa Emissão de Gases do Efeito Estufa, provenientes do desmatamento e da degradação florestal e dá outras providências.