NO PARÁ | Comitiva de Roraima participa de oficina sobre gestão do trabalho e educação em saúde

A Sesau (Secretaria de Saúde) participou da Oficina Regional de Planejamento da Área de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, uma iniciativa do MS (Ministério da Saúde) que visa fortalecer as ações da saúde em todos os Estados.

Os trabalhos foram iniciados no dia 1º de junho, com a realização de uma oficina em Brasília (DF). Esta semana foi a vez de reunir os representantes da Região Norte em Belém, capital do Pará, para discutir o planejamento participativo da GTES (Gestão do Trabalho e Educação em Saúde).

“Está sendo muito proveitosa essa articulação da Sesau de Roraima com outras secretarias, justamente para ver os investimentos necessários para melhorar a qualidade assistencial do SUS [Sistema Único de Saúde] para a população”, destacou o médico infectologista Mauro Asato.

Além de Asato, a comissão roraimense é formada pelos servidores Adailton Paulino, Afonso Hudson Machado, D’Angela Kotinski, Ismith Telmo da Silva, Iuri Lima, Jander Arruda, João Marcelo Quintella, Laura Gonçalves, Maria Barroso, Maria do Socorro Vieira, Nadson Sena, Ricardo de Mattos, Rivena de Siqueira Dias, Rodrigo Ronato, Rogério Santana e Vanessa Barros.

De acordo com o Ministério da Saúde, as oficinas buscam consolidar a GTES, em um processo de planejamento participativo, coletivo e compartilhado, agregando os diversos atores do campo do trabalho e educação na saúde no âmbito nacional, estadual e municipal.

A ideia é discutir propostas de melhorias junto a gestores, trabalhadores e representantes do controle social que atuam nas áreas de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (GTES), além de iniciar o processo de elaboração e execução dos Planos Estaduais de GTES 2024-2027.

A iniciativa conta ainda com a participação da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), da OMS (Organização Mundial da Saúde), do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), dos conselhos Estaduais e Municipais de Saúde, de escolas de Saúde Pública e Escolas Técnicas do SUS e de representantes de áreas estratégicas da gestão do SUS nos Estados.

PRÓXIMAS OFICINAS

Região Nordeste

Datas: 12 e 13

Local: Salvador (BA)