Rádio Roraima

NA JAIME BRASIL | Procon Estadual orienta e dá dicas sobre direitos à população no centro de Boa Vista

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Divulgação/Fonte

Órgão do Governo de Roraima vinculado à Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), o Procon Estadual realizou uma mobilização nesta quarta-feira, 15, alusiva ao Dia Internacional do Consumidor. A blitz de sensibilização ocorreu nas avenidas Jaime Brasil e Sebastião Diniz e no Centro Comercial Caxambu, em Boa Vista, e foi voltada principalmente para lojistas e consumidores nos locais.

 

“Eu acho super importante, até porque hoje em dia as pessoas estão muito desinformadas sobre os produtos que elas compram e os próprios direitos. Tem situações em que muitas vezes as pessoas são tapeadas por alguns vendedores que se aproveitam de alguma falta de informação do consumidor sobre um produto que vai comprar”, disse o estudante Carlos Eduardo de Lima, de 17 anos, um dos abordados pelos profissionais do Procon Roraima.

 

Na ação, foram distribuídos 300 panfletos informativos para a população, com dicas sobre compras no comércio local e nacional, assim como canais de denúncia do órgão de defesa do consumidor local. A equipe da Sejuc também conversou com clientes e lojistas sobre direitos e deveres previstos nas relações de compra e venda de bens e serviços previstos no CDC (Código de Defesa do Consumidor).

 

MASCOTE

 

Para tornar a ação ainda mais lúdica e mais chamativa, principalmente para as crianças, foi levado o mascote oficial do Procon Estadual, o “Proconzeira”, que representa uma versão animada de um agente de defesa do consumidor. O personagem foi uma novidade na primeira ação do ano realizada pela instituição.

 

“Essa é a primeira ação que o ‘Proconzeira’ estará participando e ele veio pra chamar atenção da população para o órgão, de maneira mais lúdica, chamando a atenção para que o consumidor lembre para quem ele pode recorrer quando seus direitos não forem garantidos”, disse a coordenadora em exercício do Procon Estadual, Hayza Melo.

 

Ela reforçou a importância de se pesquisar tanto o produto como a loja em que será realizada a compra, para que o consumidor garanta uma aquisição de produto sem maiores problemas futuros.

 

“O ideal é que antes a pessoa sempre procure pesquisar antes. Outra dica importante é sempre pegar a nota fiscal do produto, porque, em caso de um vício, um defeito posterior que apareça no produto, ela vai poder demonstrar qual é o valor onde que você comprou. O cliente vai assegurar os direitos dele ali, na hora em que questionar”, complementou.

 

O empresário Antônio José dos Santos Souza, de 40 anos, aprendeu na prática sobre essa importante organização quando passou por uma situação relacionada a um serviço que realizou.

 

“Eu tive conhecimento da importância sobre o que é o Procon em um caso que aconteceu comigo e foi resolvido. É um órgão importante para o consumidor. Às vezes a gente deixa de ir atrás porque não temos esse conhecimento dos nossos direitos. A partir daí, desse conhecimento e saber que é importante, a gente tem o nosso direito de reivindicar”, declarou.

 

CANAL DE DENÚNCIAS

 

O Procon Estadual possui vários canais de comunicação para que a população possa tirar dúvidas sobre seus direitos e denunciar práticas abusivas no comércio. Pelo WhatsApp, o cidadão pode entrar em contato através dos números (95) 99172-4008 e (95) 99176-0022. As denúncias também podem ser feitas pelo Facebook e pelo Instagram oficiais do órgão. Também está disponível o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..