A tarde desta quarta-feira, 04, foi especial para os profissionais que atuam como regentes de bandas e fanfarras nas escolas estaduais. Eles foram agraciados com a comenda ‘Orgulho de Roraima’, entregue na Assembleia Legislativa de Roraima por meio de um requerimento do deputado estadual Éder Lourinho.
O governador Antonio Denarium participou da solenidade junto com o secretário de Estado da Educação e Desporto, Nonato Mesquita. Na Sessão Especial realizada no plenário Noêmia Bastos, foram homenageados 31 regentes que atuam no projeto de Bandas e Fanfarras da Seed (Secretaria de Educação e Desporto). O governador Denarium falou sobre a ampliação do projeto.
“Também já toquei em fanfarra no tempo de escola e sei o quanto essa ação é importante na formação dos nossos jovens. Por isso, nós vamos ampliar o projeto para atender mais 74 escolas estaduais com a aquisição de 1536 instrumentos musicais novos. É um investimento importante que vai beneficiar mais estudantes”, destacou o governador.
A Sessão Especial contou com a apresentação de três fanfarras escolares das escolas estaduais indígenas Lino Augusto (Comunidade Campo Alegre), Genival Thomé Macuxi (Comunidade Vista Alegre) e Paulo Augusto da Silva (Comunidade Darora), todas localizadas em Boa Vista – Zona Rural.
André Ramos de Araújo é regente da fanfarra da Escola Estadual Indígena Lino Augusto e foi um dos profissionais agraciados com a Comenda. Ele, que está há dois anos no comando da fanfarra, fez uma rápida retrospectiva de sua trajetória.
“Eu estou muito satisfeito e muito feliz também porque eu já fui aluno da escola, fui tocador na banda e hoje estou aqui como regente. É muito orgulho para mim e para a minha comunidade receber essa Comenda”, disse.
Novidades para 2024
O secretário Nonato Mesquita ressaltou a importância do projeto Bandas e Fanfarras para trabalhar a musicalidade em sala de aula e anunciou uma novidade para o próximo ano.
“Nós vamos trabalhar para promover em 2024 um Festival de Bandas e Fanfarras específico para as comunidades indígenas, em reconhecimento a todo o trabalho que vem sendo executado nas nossas escolas indígenas. Quero parabenizar todos os profissionais regentes e todos os estudantes que participam e se dedicam a esse belo projeto”, finalizou Nonato.
Projeto Bandas e Fanfarras
Atualmente a Lei N° 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas. Seguindo essa política da educação nacional, em Roraima, teve início em 2015 o Projeto de Bandas e Fanfarras, executado pela Seed, por meio do Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais). O projeto oferta aulas teóricas e práticas de música nas escolas durante todo o ano letivo.
Atualmente 34 instituições de ensino, sendo 20 na capital e 14 no interior, incluindo comunidades indígenas, participam do projeto. As aulas são ministradas por um profissional regente e o projeto trabalha com fanfarras, bandas marciais e bandas de percussão.
Para o coordenador do projeto, Adriano Silva, a entrega dessa Comenda é o reconhecimento de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido nas unidades de ensino que se iniciou como uma semente plantada, anos atrás.
“Hoje é um dia de muita felicidade. Desde 1996 iniciou-se esse trabalho, mas antigamente era voltado apenas para apresentações do desfile de 7 de setembro. Hoje temos o Projeto Bandas e Fanfarras Escolares na Secretaria de Educação que visa o ensino da música através de instrumentos musicais de percussão e que abrange várias escolas. Esse reconhecimento para a gente é muito gratificante”, finalizou.