MOMENTO HISTÓRICO

Primeira turma de policiais militares de Roraima era formada há 24 anos

Foto: Arquivo/Polícia Militar de Roraima e DCS/ PMRR

Uma das instituições mais respeitadas do Estado, a PMRR (Polícia Militar de Roraima) comemora um importante marco nesta quarta-feira, 24 de abril. Neste mesmo dia, no ano 2000, foram incorporados à academia 80 novos policiais militares, que formaram a primeira turma oficial da corporação.

Esses novatos eram oriundos do primeiro concurso público da história da instituição após Roraima se transformar oficialmente em Estado. Essa também foi a primeira vez em que mulheres puderam ingressar na PMRR. Deste total, 40 mulheres faziam parte dessa turma histórica.

Uma dessas mulheres que fizeram parte desta turma e entraram para a história é a atual subcomandante-geral da Polícia Militar de Roraima, coronel Valdeane Alves. Ela havia terminado o ensino médio e, buscando passar em um concurso público, viu a oportunidade perfeita no certame que possibilitaria a contratação de novos policiais. E o grande incentivador para uma jovem Valdeane começar a carreira na PMRR era o irmão, que também é policial militar.

No começo, o desafio foi grande para a policial, já que a presença de mulheres na corporação ainda era visto como algo novo. Entretanto, isso foi mudando com o tempo, uma vez que foram conquistados importantes avanços que permitiram o crescimento das mulheres na PMRR, como promoções, cursos de formação e qualificação e conquista dos espaços.

“Foi um momento de crescimento institucional em que, aos poucos, essa adaptação foi acontecendo naturalmente dentro da corporação e logicamente ela foi se moldando também a essa presença feminina, onde essa mulher passou a desenvolver o seu papel como policial militar nas diversas unidades da corporação”, disse.

Para a subcomandante, é uma honra poder fazer parte dessa turma pioneira, que fez história na segurança pública de Roraima. A oficial segue atuando e convivendo harmonicamente com muitos destes colegas de turma, que atualmente ocupam cargos e funções importantes e estratégicas na Polícia Militar.

“É muito gratificante porque além da amizade, do companheirismo e da história de pioneirismo, além de ter feito parte desse momento tão importante da instituição, nós temos uma amizade e uma cumplicidade muito grande dessa turma que fez história. Isso fica realmente marcado não só para a PMRR, mas para o Estado de Roraima”.

DIA DA POLICIAL MILITAR FEMININA

A deputada estadual Catarina Guerra é autora do PL (Projeto de Lei) nº 39/2024, sancionado pelo governador Antonio Denarium, que reconhece o 24 de abril como “Dia da Policial Militar Feminina” em Roraima. A data faz referência ao ingresso da primeira turma de policiais militares femininas roraimenses do ano 2000.

“A primeira turma de 40 mulheres no cargo de soldado de Roraima iniciou naquele ano. Elas foram galgando postos e graduações na estrutura da corporação e hoje temos 523 mulheres integrando os quadros da instituição com 83 oficiais e 440 praças. A lei que institui o Dia Estadual da Policial Militar Feminina é uma forma de a gente enquanto sociedade e instituições reconhecermos constantemente o trabalho e as conquistas dessas mulheres”, declarou Catarina Guerra

O comandante-geral da PMRR, coronel Miramilton Goiano, ressaltou o ingresso de mulheres nessa primeira turma como um ponto de virada de chave dentro da corporação. Desde então, mais mulheres fizeram e fazem a diferença no atendimento da instituição à população.

“São pessoas extremamente organizadas, que têm um nível de eficiência no seu trabalho diferenciado e exercem uma liderança continuada que pode ser observada por todos. A Polícia Militar está de parabéns. Parabenizo também a todos esses policiais que completam 24 anos na corporação. Em especial, as policiais militares”, afirmou.

AVANÇOS

Desde a entrada da primeira turma oficial da corporação, muita coisa avançou dentro da Polícia Militar de Roraima e agora a corporação, uma das mais respeitadas do Estado, vive o melhor momento desde a fundação: além de contar com uma estrutura moderna e mais eficaz para garantir a segurança da população, é referência na valorização da tropa.

Na atual gestão, o Governo de Roraima realizou 3.283 promoções de policiais militares, sendo 2.572 promoções de praças combatentes e 711 promoções de oficiais. Somado a isso, estão a realização de vários cursos de formação e treinamentos realizados, que visam a qualificação completa dos policiais. Isso demonstra o compromisso do Executivo com a valorização de toda a tropa.

Para tornar ainda mais efetivo o trabalho de combate ao crime, o Governo de Roraima investiu mais de R$ 1,5 bilhão com pessoal, aquisição de materiais administrativos e bélicos, viaturas e demais equipamentos. Esse investimento acelerou o tempo de resposta e aproximou a corporação da população por meio das demandas diárias e ocorrências, como reforçou o governador Antonio Denarium.

“Com o nosso trabalho de valorização da Polícia Militar de Roraima, a população pode ficar mais tranquila, pois sabe que tem uma corporação preparada para atender todas as demandas e garantir uma segurança pública de qualidade”, destacou o governador.