Rádio Roraima

ESCUTA DAS ADOLESCÊNCIAS

Ministério da Educação ouve adolescentes para subsidiar elaboração de políticas públicas

Com o objetivo de construir políticas públicas educacionais destinadas ao fortalecimento do ensino fundamental anos finais (6° ao 9° ano), o Ministério da Educação (MEC) promove em todo o país a "Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas", que começou no dia 13 de maio e segue até o dia 31 deste mês

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Foto: Ascom/Seed

Com o objetivo de construir políticas públicas educacionais destinadas ao fortalecimento do ensino fundamental anos finais (6° ao 9° ano), o Ministério da Educação (MEC) promove em todo o país a “Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas”, que começou no dia 13 de maio e segue até o dia 31 deste mês.

A iniciativa, realizada em conjunto com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), irá subsidiar o MEC na elaboração do “Programa Escola das Adolescências”, que tem foco no fortalecimento do regime de colaboração entre estados e municípios para o apoio às transições escolares, em busca da ampliação dos letramentos e da autonomia intelectual.

Para isso, os adolescentes que estão no ensino fundamental anos finais estão sendo ouvidos. Em todo o Brasil são 9,7 milhões de estudantes. Neste período, as escolas estão estimulando a participação dos alunos ao preenchimento de um questionário online, que tem perguntas sobre o que eles acham da escola e como ela pode melhorar.

Em Roraima são mais de 28 mil alunos no ensino fundamental

Em Roraima, são 28.566 estudantes matriculados nesta etapa de ensino. Até a última sexta-feira, 23, mais de 10 mil alunos participaram da ação. As escolas realizam algumas estratégias como rodas de conversa e produção de cartas a fim de incentivar a participação dos adolescentes nesta escuta.

“Os professores receberam as orientações através de um caderno e trabalham com os alunos, e no final das atividades os alunos respondem um questionário de 14 perguntas online. Essas questões vão direto ao MEC. O objetivo é ter uma visão melhor dos estudantes das redes estaduais, para que possa fortalecer o planejamento das ações pedagógicas voltadas ao ensino fundamental”, explicou a assessora pedagógica da Divisão de Ensino Fundamental da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Gilvânia Barbosa da Silva.

A Escola Estadual Oswaldo Cruz, por exemplo, já realizou a escuta com todos os 595 estudantes do ensino fundamental. De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Gisele Sandra, a escuta foi realizada de forma muito tranquila, pois, segundo ela, essa já é uma prática adotada pela instituição de ensino.

“Como já é uma prática, nós ouvimos nossos alunos nas atividades que os professores desenvolvem, sala de aula, na orientação educacional, como maneira de acolher os alunos em situações difíceis. Então, a escuta da Semana das Adolescências foi leve, tranquila e objetiva, onde os alunos tiveram a oportunidade de continuar explanando sua opinião”, disse.

A professora destacou que toda a escola se mobilizou para a Semana da Escuta. “A nossa equipe toda se uniu em prol dessa atividade, que foi muito boa, tanto para a construção de políticas públicas futuras para a melhoria da nossa educação, como também para a melhoria da nossa escola”, complementou.