MÊS DE AGOSTO | Órgãos do governo recebem iluminação especial em alusão a campanhas

No clima da campanha Agosto Lilás de enfrentamento à violência contra a mulher e Agosto Verde, em alusão à primeira Infância e o mês da juventude, os prédios de unidades de atendimentos sociais e a sede da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) receberam iluminação especial, colorindo as fachadas com as cores verde e lilás, como uma forma de chamar atenção para o tema.

O Palácio Senador Hélio Campos, sede do Governo de Roraima, também está iluminado com luzes verde, em apoio à campanha da primeira infância e da juventude.

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e a Casa da Mulher Brasileira, estão iluminados para marcar as datas significativas envolvendo políticas públicas de direitos humanos, implementadas pela Pasta e as unidades.

A diretora do Centro Integrado de Atenção à Pessoa que Deficiência, Sulamita Bento, destacou que a campanha relacionada à Primeira Infância, tem uma proposta de destacar o tema como uma das prioridades de gestão integrando todas as instituições no Estado.

“Atendemos na unidade as crianças na fase da primeira infância e sabemos da importância desta política pública e trabalhamos continuamente as articulações na busca de parcerias para atender da melhor forma nossos usuários e seus familiares”, disse.

A secretária Tânia Soares, reforçou que o agosto Lilás tem por objetivo incentivar as mulheres, vítimas de qualquer tipo de violência, para que denunciem seus agressores.

“Infelizmente os números em todo o país ainda são preocupantes e as iniciativas de expandir e propagar a campanha são válidas e importantes.  A iluminação de nossa sede e nos prédios sobre nossas datas em agosto é importante nesta divulgação e participação de nossa sociedade nestas causas especiais da Primeira Infância, combate à violência e o mês da juventude”, detalhou.

SEGURANÇA

A medida também foi adotada nos prédios da segurança pública. Os prédios do 1º, 3º e 5º DP (Distrito Policial), além da entrada da Cidade da Polícia, sede da PCRR (Polícia Civil de Roraima), estão iluminados de verde, simbolizando as ações do mês de agosto, alusivo à primeira infância.

De acordo com a delegada-Geral adjunta, Darlinda de Moura Viana, a ação foi planejada pelo Comitê Estadual da Primeira Infância, o qual a PCRR integra, que programou uma série de ações para dar visibilidade à campanha.

“Todos os 14 órgãos que compõem o Comitê estão realizando ações coletivas e individuais com o claro objetivo de chamar a atenção da sociedade e dos seus mais diversos setores sobre a importância e o respeito a este período, que compreende desde o início da gestação até os seis anos de idade da criança”, disse a delegada.

AS CAMPANHAS

O Agosto Lilás, como a campanha é nacionalmente conhecida, marca a data de criação da Lei Maria da Penha, sancionada no dia 7 de agosto 2006.

Simultaneamente, a Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres, está realizando diversas atividades, como blitz educativa, palestras e atendimentos nos municípios.

Neste mês é celebrado também o mês verde dedicado a primeira infância, com o objetivo de integrar crianças de até 6 anos para o desenvolvimento geral, como o cognitivo, motora, linguagem e socioafetividade. A primeira infância é iniciada desde a gestação, de 0 a 6 anos de idade, desenvolvendo nelas todos os fatores determinantes para o seu desenvolvimento.

O Agosto da Juventude é celebrado durante todo o mês. Neste período é oportunizado diálogos, encontros e diversas ações para a construção de uma agenda positiva, com uma participação mais presente da juventude ocupando espaços de decisão na sociedade.