MEDALHAS DE MÉRITO | Polícia Militar de Roraima homenageia militares e civis por serviços prestados à sociedade

A noite de sexta-feira, 6, foi muito especial para policiais militares e representantes de instituições civis. O Governo de Roraima, por meio da PMRR (Polícia Militar de Roraima), realizou a entrega de 275 medalhas e títulos honoríficos a policiais, instituições militares e civis em diversas áreas de atuação. O ato foi uma homenagem coletiva pelos relevantes serviços prestados pelos recém-condecorados à corporação militar em 2022. A cerimônia foi realizada no CAF (Centro Amazônico de Fronteiras) da UFRR (Universidade Federal de Roraima). A outorga é feita anualmente como forma de reconhecimento público e premia as pessoas que tenham feitos relativos à corporação em qualquer tempo e mereçam o destaque. “É com muita satisfação que fazemos essa homenagem aos nossos policiais militares que se dedicam ao trabalho prestado a nossa sociedade com amor e compromisso. É uma alegria homenagear também pessoas da nossa sociedade que contribuem direta ou indiretamente com a PM”, declarou o governador Antonio Denarium sobre o evento. Foram homenageados 21 militares com a Medalha Mérito Operacional, 20 com a Medalha Dedicação Policial 20 anos, cinco pessoas receberam a medalha Mérito Comunitário, a homenagem por Mérito Intelectual foi para 17 pessoas. Também foram concedidas Medalhas Forte São Joaquim a 91 militares e 24 representantes civis e outras 97 pessoas receberam o Título Honorífico Amigo da Polícia Militar. “A PM prepara esse momento anualmente. Ele representa uma demonstração de reverência e reconhecimento ao trabalho dos policiais e das pessoas e instituições que colaboraram com a corporação e, consequentemente, com a segurança pública de Roraima”, acrescentou o comandante-geral da Polícia Militar de Roraima, coronel Francisco Xavier. Agraciados relatam sentimento de gratidão por condecoração Para o sargento Henrique Severo Carvalho, que atua na Polícia Militar há oito anos, receber a medalha por Mérito Operacional Cruzeiro do Sul é um momento ímpar. “É uma honra ser reconhecido e receber essa primeira medalha. É de grande valia pra gente na nossa carreira profissional receber esse reconhecimento”, agradeceu. Para a sargento Liliane Costa, receber a Medalha Forte São Joaquim é uma honra. “Receber a primeira homenagem é um momento maravilhoso. Agradeço ao governador pelo trabalho na área de segurança pública e ao comandante-geral e hoje estou muito feliz e ser agraciada pelo nosso trabalho servindo a nossa sociedade e é um dia muito especial e importante para ser comemorado”, disse. Para o patrono do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Nova Querência, Jayme Roque Huppes, que chegou em Roraima há mais de quatro décadas, receber a medalha Amigo da PM é uma alegria imensa. “É uma satisfação muito grande receber esse reconhecimento da PM pela parceria que o CTG tem desempenhado. Desde que cheguei em Roraima acompanho o trabalho fantástico da PM e é um orgulho fazer parte desse momento”, agradeceu. Para o sargento Allison Tomazelli Barbosa, que atua na PM há quase 10 anos, receber o Mérito Intelectual é um reconhecimento pelo trabalho. “Para mim é um orgulho de ver o reconhecimento da instituição e de receber essa honraria da Polícia Militar. Tentamos fazer o melhor no curso de formação e hoje estamos realizando o sonho de conquistar essa tão sonhada medalha”, agradeceu. Para o tenente Fagner Pereira Vieira que atua na corporação há mais de duas décadas receber a medalha 20 anos de PM é um momento que vai ficar na lembrança. “É de uma importância ímpar não só pra mim mas para os demais colegas. Hoje ser agraciados com a medalha jos deixa muito feliz pois é algo que reforça o orgulho de ser policial militar de Roraima”, salientou. Para o sargento Reginaldo Barbosa Ramos, que atua na PM há 20 anos receber a medalha Mérito Comunitário é motivo de muito orgulho. “O sentimento é de muita felicidade graças a Deus, pois quando entramos na Polícia temos a missão de servir e proteger e ajudar as pessoas, e hoje com essa medalha temos a sensação de que conseguimos fazer com que isso aconteça. Essa medalha dá uma energia e um Plus a mais para que possamos continuar fazendo o nosso trabalho”, agradeceu. SOBRE AS MEDALHAS A Medalha Mérito Operacional Cruzeiro do Sul é destinada ao policial militar da ativa que, de maneira isolada ou coletiva, tenha se destacado em ação ou operação policial por ato de coragem, abnegação ou risco pessoal, alcançando rendimento que tenha elevado o conceito e a qualidade do serviço operacional da corporação na sociedade. A Medalha Mérito Dedicação Policial 20 anos é concedida ao policial por haver completado o 2º decênio e como prova do reconhecimento aos bons serviços policiais militares prestados durante duas décadas. A Medalha Mérito Comunitário é entregue a personalidades civis e militares que, por atuação excepcional, tenham se destacado em ações comunitárias apoiando e valorizando as atividades da polícia militar, e que por essa razão é merecedora da outorga. A Medalha Mérito Intelectual Barão do rio Branco é conferida ao policial militar que se destacar ou tenha se destacado em qualquer tempo nos cursos profissionais da Polícia Militar de Roraima ou de outras corporações policiais‑militares, militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, classificando‑se em primeiro lugar entre todos os participantes. A Medalha Mérito Forte São Joaquim é outorgada, anualmente, a militares, personalidades civis e instituições que tenham prestado relevantes serviços à corporação. O Título Honorífico Amigo da Polícia Militar do Estado de Roraima distingue tanto militares, policiais militares de outras unidades da federação, personalidades civis e instituições, nacionais e estrangeiras, por serviços prestados para o engrandecimento ético, cultural e material da Polícia Militar de Roraima, em qualquer tempo.