Rádio Roraima

EM NORMANDIA

Mais quatro escolas estaduais indígenas serão reformadas

No intuito de fortalecer o compromisso com a educação e com o bem-estar das comunidades indígenas, o Governo de Roraima realizou, neste sábado, dia 2, a emissão de ordens de serviço para obras de reforma de quatro importantes instituições de ensino no município de Normandia.

Compartilhe:

Foto: Neto Figueredo
A Escola Estadual Indígena José Viriato, na Comunidade Raposa, está passando por obras de reforma geral

No intuito de fortalecer o compromisso com a educação e com o bem-estar das comunidades indígenas, o Governo de Roraima realizou, neste sábado, dia 2, a emissão de ordens de serviço para obras de reforma de quatro importantes instituições de ensino no município de Normandia.

As Escolas Estaduais Indígenas Marechal Deodoro da Fonseca (Comunidade Canavial), Professor Geraldo Crispim (Comunidade Coqueirinho), Índio Gustavo Alfredo (Comunidade Araçá da Serra) e Índio Macuxi (Comunidade Napoleão) estão prestes a passar por significativas melhorias em suas infraestruturas. As obras terão investimento de R$13 milhões do Tesouro Estadual.

A comitiva, composta pelo governador Antonio Denarium, os secretários de Educação e Desporto, Nonato Mesquita, e de Assuntos Indígenas, Terêncio Tadeu, o secretário adjunto de Infraestrutura, Emerson de Paula Oliveira, além do deputado federal Zé Haroldo, da deputada estadual Joilma Teodora e do prefeito de Normandia, Wenston Raposo, também visitou as obras da Escola Estadual Indígena José Viriato.

“Roraima possui mais de 260 Escolas Estaduais Indígenas e todas estão sendo reconstruídas. São obras com recurso do Governo de Roraima. Na escola José Viriato, são 10 salas de aula, laboratório de informática, refeitório, salas de gestão, secretaria, tudo para o bom funcionamento e atendimento aos alunos. As outras escolas também terão a mesma estrutura”, disse o governador Antonio Denarium.

Criada em 2009, a Escola Estadual Indígena Geraldo Crispim receberá a primeira reforma desde sua fundação. O investimento na obra está orçado em R$3,5 milhões. Com 200 alunos, 17 professores, 10 servidores de apoio e, sob a gestão do professor Elias Pereira Evaristo, a instituição é um pilar educacional significativo na Comunidade Coqueirinho.

“Estamos com grande expectativa pela reforma da escola, pois atualmente, nesta região de lavrado, a temperatura está acima do normal e com a climatização da escola teremos uma melhoria eficaz para os alunos. Também aguardamos para que nossa escola seja acessível para alunos com deficiência”, disse o gestor.

Obras da Escola Estadual Indígena na Comunidade Raposa estão em fase de finalização

A Escola Estadual Indígena José Viriato, na Comunidade Raposa, está passando por obras de reforma geral. Fundada em 1961, a última revitalização aconteceu em 1997. A reforma atual consiste em diversos serviços, além de ampliação e adequação da parte elétrica e hidráulica.

Dentre os aprimoramentos destacados estão a decoração da copa com instalação de bancada e coifa, revestimento cerâmico nos corredores e salas de aula, construção da quadra esportiva e instalação de estrutura metálica no muro da frente.

“O governador Antonio Denarium dá mais uma demonstração da preocupação que tem com o processo educacional indígena. Acompanhamos o andamento das obras. A escola José Viriato será referência para o Brasil, como a melhor escola já construída em uma comunidade indígena”, ressaltou o secretário Nonato Mesquita.