JUNHO VIOLETA | Governo de Roraima promove roda de conversa para fortalecer políticas contra a violência ao idoso

Em iniciativa de relevância social, o Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), em parceria com o Ceddir (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos dos Idosos de Roraima), realizou uma roda de conversa em alusão ao Junho Violeta para o fortalecimento de políticas públicas voltadas às pessoas idosas.

O evento ocorreu nesta quarta-feira, 20, na sede da OAB-RR (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Roraima), e contou com a participação de profissionais da área, autoridades, idosos e convidados.

O objetivo do encontro foi promover a reflexão e o debate sobre a violência direcionada aos idosos, bem como buscar estratégias para prevenir e combater esse tipo de agressão. Durante a roda de conversa, foram abordados temas como os diferentes tipos de violência, sinais de alerta, formas de denúncia e a importância da conscientização de toda a sociedade.

De acordo com a secretária Tânia Soares, o encontro possibilitou a discussão para que todos possam trabalhar juntos para o fortalecimento da rede de proteção da pessoa idosa. “Discutimos ações futuras que podem ser realizadas para promover a valorização, o respeito e a proteção aos idosos. E isso se dá pelas redes de apoio, implementação de projetos educativos e a divulgação de informações sobre os direitos dos idosos, que são essenciais para sensibilizar a sociedade”, afirmou Tânia.

O presidente do Ceddir, Marcos Sousa, ressaltou que a roda de conversa é muito importante para engajar a sociedade roraimense na luta contra a violência à pessoa idosa.

“É um momento histórico em que conseguimos reunir diversas autoridades para debater sobre o combate à violência contra a pessoa idosa e fortalecer a políticas públicas, garantindo a proteção e a dignidade para esse público no Estado”, disse.

Saiba os diferentes tipos de violência contra idosos

• Violência física: uso da força física para compelir ao idoso a fazer o que não desejam, para feri-lo ou provocar-lhe dor, incapacidade ou morte;
  • Violência psicológica: corresponde à realização de agressões verbais ou gestuais com a finalidade de aterrorizar o idoso, humilhá-lo, restringir sua liberdade ou isolá-los do convívio social;
  • Violência sexual: relacionado com a prática de ato ou jogo sexual de caráter homo ou hetero-relacional utilizando pessoa idosa. Esse tipo de agravo visa obter excitação sexual, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças;
  • Violência financeira ou econômica: consiste na exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido por eles de seus recursos financeiros ou patrimoniais;
  • Abandono: caracterizado pela ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa que necessite de proteção;
  • Negligência: relacionada à recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. Manifesta-se associada a outros abusos que geram lesões e traumas físicos, emocionais e sociais, em particular, para os idosos que se encontram em situação de múltipla dependência ou incapacidade;
  • Autonegligência: conduta da pessoa idosa que ameaça a própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si.

Saiba como denunciar

As denúncias de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas pelos números:

Disque 100;

(61) 99611-0100;

Disque 190 – Polícia Militar;

197 – Delegacia do Idoso; Conselhos Estaduais e Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa (Cras, Creas e UBS).