JOGOS ESCOLARES | Competição classificou neste domingo dez atletas do karatê para os JEBs

O Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), realizou neste domingo, dia 25, nova etapa regional de Lutas dos 50° JERs (Jogos Escolares de Roraima), na modalidade karatê, 1º kata (formas) e 1º kumite (luta).

O IDR (Instituto de Desporto de Roraima) é o responsável pela organização do evento, e as disputas ocorreram no Ginásio Senador Hélio Campos. O coordenador da modalidade e presidente da Federação de Karatê Roraimense, Dionnatan Costa, destacou a importância da competição para os atletas.

“Essa modalidade é o ponto de partida para os alunos buscarem algo grandioso que é a classificação para os Jogos Escolares Brasileiros. Participaram das disputas em torno de 120 alunos, da capital Boa Vista e também do interior, nas quatro categorias, de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, masculino e feminino, divididos por graduação de faixa e por peso”, explicou o coordenador.

Dez alunos-atletas, de 12 a 14 anos, classificados nas disputas deste domingo garantiram vaga para os Jogos Escolares Brasileiros 2023, que deverão reunir mais de seis mil pessoas, incluindo atletas e comissões.

A estudante-atleta do Colégio Militar Dr. Hittler de Lucena, Larissa Magalhães Amorim, de 14 anos, pratica karatê desde os 9 anos. Ela foi medalha de ouro nos JEB’s de 2022 e garantiu vaga para os Jogos Escolares Mundiais que serão realizados, de 19 a 27 de agosto deste ano, no Rio de Janeiro.

“Todos os atletas que foram campeões nos Jogos Escolares Brasileiros, no ano passado, este ano vão disputar o Mundial que vai ocorrer no Rio de Janeiro em agosto. Eu me sinto muito feliz por conseguir essa vaga. Não foi fácil. Todas as meninas com as quais lutei tinham um nível técnico muito bom. Então é se esforçar e treinar para ser campeã dos Jogos Escolares Mundiais. Meu recado para os adolescentes é para que pratiquem esporte, que é a melhor coisa que podem fazer na vida, vai ajudar na saúde, vão ter novas experiências. Eu já tive experiências que não teria tido se não fosse por meio do esporte. Só tenho que agradecer”, disse Larissa.

O aluno-atleta da Escola Estadual Euclides da Cunha, João Matheus, de 14 anos, contou que começou a praticar karatê no período da pandemia de Covid 19.

“Eu comecei a lutar em 2021, porque estava me sentindo muito triste com a pandemia, daí eu entrei no karatê e comecei a gostar, me senti mais saudável com o treinamento físico, emagreci e comecei a ganhar campeonatos. Isso me motivou, minha família me motivou também. Em 2022, eu participei dos Jogos Escolares e fiquei em 3º lugar, medalha de bronze.  O karatê é um esporte muito bom, porque você começa a se empenhar e quer treinar mais e mais para conquistar mais prêmios”.

A estudante-atleta da Escola Estadual Dom Pedro II, do município de Iracema, Clara Moraes, de 15 anos, lembrou que começou a praticar karatê por meio do Núcleo da ALE (Assembleia Legislativa do Estado). Depois que o projeto se encerrou, ela passou a praticar na Associação Kime de Karatê, que atua em Boa Vista e em Iracema.

“Hoje, faço parte da Associação Kime de karatê, lá em Iracema. Em 2021, participei dos JEB’s no Rio de Janeiro e fiquei em 4º lugar. Minha expectativa para a luta de hoje é conseguir me classificar, ir para os JEB’s e trazer uma medalha para o meu Estado. O karatê para mim é muito mais que uma arte marcial. Antes eu não conseguia ter amigos e o karatê faz isso, a gente faz amizades. A gente se solta e, além disso, ajuda em questões de doenças, como ansiedade, e tudo que mexe com o psicológico”, afirmou.

Vinda da Escola Estadual Senador Hélio Campos, do município de São Luiz do Anauá, a aluna-atleta, Ana Clara Ferreira Vale, de 14 anos, começou a praticar karatê em 2022 e disse que se esforça para ter um bom resultado e ir para os JEB’s.

“Eu quero dar o meu melhor e conseguir uma vaga para os Jogos Escolares.  Comecei a praticar karatê ano passado, mas já participei de muitas competições e tenho uma experiência boa. O karatê é um estilo de vida para mim, por meio do esporte consigo tirar o melhor do meu interior para fora”, finalizou.