O Governo do Estado, por intermédio do IERR (Instituto de Educação de Roraima), promove, do dia 27 ao dia 29 deste mês, o I Encontro de Educação a Distância na Amazônia Setentrional.
O público alvo do evento inclui educadores, gestores, pesquisadores e estudantes que atuam e estudam as particularidades da EAD (Educação a Distância). As inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira, dia 27, por meio do link https://inscricao.univirr.com/sf/cformead/ .
As atividades serão desenvolvidas no auditório do IERR, localizado na sede da instituição, na Alameda dos Bambus, nº 525, bairro Pricumã, e online no Youtube (@canal_ierr).
O objetivo do encontro é promover um espaço de diálogo e troca de experiências entre educadores, alunos, gestores e profissionais da área de EAD, visando discutir as potencialidades e desafios dessa modalidade de ensino na Amazônia Setentrional.
A abertura do evento será no dia 27, às 14 horas, e as discussões no decorrer das atividades programadas serão focalizadas em dois eixos: Desafios da EAD e Perspectiva da EAD.
“O dia 27 de novembro é uma data alusiva ao Dia Nacional da Educação a Distância. Então vamos trazer essa reflexão para a sociedade sobre a importância da educação a distância, que alcança os lugares mais distantes e atende essa população que quer estudar, mas em algumas situações não consegue se deslocar para a capital para fazer cursos de forma presencial. Teremos palestrantes de várias instituições parceiras e do próprio Instituto. Serão abordados temas importantíssimos, com reflexões, com experiências exitosas, com encaminhamentos, trazendo para a discussão a responsabilidade de cada um no sucesso da educação a distância”, enfatizou a reitora do IERR, professora doutora Leila Perussolo.
PROGRAMAÇÃO
No primeiro dia, durante a tarde, coordenadores UAB (Universidade Aberta do Brasil) dos 15 municípios de Roraima farão relatos de experiências na modalidade EAD vivenciadas nessas localidades do interior. O mediador dessa atividade será o coordenador do Polo UAB (IERR/ Pró- Reitoria de Ensino e Extensão – PROEEX), Luciano Caetano dos Santos.
Ainda no dia 27, a partir das 18h30, haverá uma mesa redonda para discutir os “Desafios da Educação a Distância”. Serão realizadas duas palestras. A primeira, cujo tema é Desafios da EAD: Marcos legais, será ministrada pela reitora do IERR, Leila Perussolo.
A segunda palestra, com o tema Desafios da EAD: Panorama Nacional, será ministrada pelo representante da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o doutor Luiz Alberto Rocha de Lira.
Durante o momento de interação, o mediador será o coordenador do Polo de Apoio Presencial Boa Vista do IERR, doutor Lúcio Keury Almeida Galdino.
No dia 28 pela manhã, o assunto da mesa redonda será: Os desafios da EAD no âmbito das IES (Instituições de Ensino Superior) na Amazônia. Serão ministradas palestras por representantes da UFRR (Universidade Federal de Roraima), UFAM (Universidade Federal do Amazonas), IFRR (Instituto Federal de Roraima) e UERR (Universidade Estadual de Roraima).
À tarde, será realizada oficina sobre as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) na EAD. O conteúdo será repassado pelo professor doutor da UERR, Francisco dos Santos Panero, e a mediação ficará a cargo do professor doutor do IERR, Sebastião de Oliveira Rebouças.
No último dia do Encontro, no período da manhã, será realizada mesa redonda, com a temática IERR: Processos, avanços e possibilidades da EAD. Participarão das discussões a PROPPT (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Tecnologia), por meio da Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação e da Coordenação de Tecnologia; e a PROEEX, via Coordenação do Projeto Araapî-Waiau D’atimpe’u, Coordenação de Polo de Apoio Presencial – Boa Vista e Coordenação de Ensino e Extensão.
O tema da mesa de encerramento, na tarde do dia 29, será Perspectivas da Educação a Distância. Serão realizadas duas palestras: As Perspectivas da Educação Inclusiva na EAD, com a professora doutora da UFRR, Sheila Praxedes Pereira, e Universidade Aberta do Brasil e as Perspectivas da EAD, com a professora doutora do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte), Edneide da Conceição Bezerra. O mediador será o professor doutor Sebastião de Oliveira Rebouças.