IDENTIFICAÇÃO HUMANA | Profissionais de Roraima recebem capacitação da Polícia Civil e Comitê Internacional da Cruz Vermelha

Uma parceria do Governo do Estado com o CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) possibilitou a aplicação do curso de Gestão de Pessoas Falecidas com ênfase na identificação humana, direcionado aos profissionais de institutos da PCRR (Polícia Civil de Roraima). O curso iniciou nesta segunda, 17, e encerra na quarta-feira, 19, sendo ministrado pelo perito odontolegista da PCI-SC (Polícia Científica de Santa Catarina), Paulo Miamoto.

A capacitação é voltada aos profissionais do IML (Instituto de Medicina Legal), do IIOC (Instituto de Identificação Odílio Cruz) e do ICPDA (Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida), todos vinculados à polícia judiciária roraimense.

A abertura do evento ocorreu na manhã desta segunda-feira, 17, no auditório do Hotel Aipana Plaza Hotel, ocasião em que foi assinado um termo de doação de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) do Comitê à Polícia Civil. Estiveram presentes a delegada-geral adjunta Darlinda de Moura Viana e o assessor forense da Delegação Regional do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, Frederico Mamede.

Nos três dias de capacitação, os profissionais dos três institutos de Roraima vão receber recomendações estratégicas e técnicas orientadas para reforçar a capacidade institucional em relação à recuperação, transporte, análise, identificação, gestão de dados, entrega e comunicação com as famílias das pessoas falecidas.

Durante o treinamento, profissionais que atuam nos três institutos periciais de Roraima vão conhecer outras práticas na gestão de pessoas falecidas.

“A ideia do Comitê é sensibilizar esses profissionais, promover a cooperação interinstitucional e contribuir no reforço de capacidades em áreas específicas para responder às necessidades atuais e aos grandes desafios no dia a dia de trabalho”, destacou Mamede.

Segundo Darlinda Viana, o trabalho dos três institutos em relação à pessoa morta, como com o tratamento do corpo, a identificação da pessoa, as causas da morte e a dinâmica do local de crime é de extrema importância para a conclusão técnica com investigação policial.

“Quando o Comitê vem ao nosso encontro para ofertar esses serviços como a capacitação e doação de equipamentos, a Polícia Técnica só tem a ganhar e as investigações ainda mais. É um trabalho de parceria de três anos, e o Comitê sempre nos auxilia. Com essa capacitação, a meta é que nossos servidores entreguem cada dia mais um trabalho de excelência na parte técnica, que é a perícia”, finalizou Viana.