O Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, principal referência do Estado na realização de atendimentos de urgência e emergência médica, atingiu alto índice de satisfação na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Esse é o terceiro ano consecutivo que o HGR recebe o conceito máximo na avaliação do órgão, reforçando a eficiência das estratégias de segurança e gestão de riscos que são desenvolvidas pelos profissionais da unidade.
“Isso reflete o compromisso da unidade com a segurança. Presenciando pela implementação desses protocolos padronizados, monitoramento de indicadores e treinamento contínuos da equipe”, afirmou a gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HGR, Joice Teixeira.
A avaliação das Práticas de Segurança do Paciente é realizada pela Anvisa anualmente, sendo direcionada para instituições que possuem leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Entre as instituições públicas e privadas do Estado, o HGR foi o único com a Alta Conformidade certificada pelo órgão.
Nela, são analisados uma série de quesitos de padronização de protocolos, como identificação correta do paciente e prevenção de quedas, questões ligadas a oferta de insumos, ações de higienização, atuação dos núcleos de segurança do paciente e a aplicação de práticas de cirurgia segura.