Em celebração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) e a Unama (Faculdade da Amazônia) promoveram na tarde desta segunda-feira, 25, uma panfletagem que enfatizou a importância da doação de sangue
Realizada em frente ao Hemoraima, a atividade contou com o suporte de estudantes do curso de Biomedicina da instituição de ensino superior, além do controle de trânsito do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima).
“Os acadêmicos de Biomedicina da Unama estão realizando essa panfletagem para orientar as pessoas a virem fazer a doação de sangue, uma vez que a doação de uma única bolsa pode salvar até quatro vidas”, destacou a assistente social voluntária do Hemoraima, Terezinha Kahn.
De acordo com Terezinha, a programação alusiva ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue teve início pela manhã, com a unidade recebendo mais de 70 doadores. Entre os parceiros estiveram a Igreja Adventista de Roraima, Colégio Adventista, Quadrilha Amor Caipira e o Instituto Pirilampos.
O recepcionista da unidade e estudante de Biomedicina, Thiago Souza foi o mobilizador dos acadêmicos para a ação desta segunda-feira. Ele é doador de sangue há dois anos e entende a importância desse ato de amor e solidariedade.
“Falamos sobre os requisitos básicos e a importância de doar sangue, com isso queremos sensibilizar mais pessoas, doadores antigos que passam aqui na frente para lembrar que tem que doar. Estamos chegando no final de ano e precisamos de mais doadores para não deixar o estoque crítico”, ressaltou.
QUEM PODE DOAR?
Os colaboradores voluntários interessados em participar da campanha devem estar em condições favoráveis para a doação. Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos e 11 meses (ou 59 anos e 11 meses para a primeira doação). Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal e apresentar cópia da Carteira de Identidade.
Além disso, é preciso pesar mais de 50 quilos, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original com foto. Também é necessário respeitar os intervalos entre as doações: três meses para homens e quatro meses para mulheres.