Rádio Roraima

CARNAVAL

Hemoraima e bloco Canaimé promovem ação de incentivo a doação de sangue

Compartilhe:

Foto: Ascom/Sesau

O Carnaval está batendo à porta, e com a folia vem a preocupação em manter os estoques do Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima abastecidos para atender aos hospitais públicos e privados em eventuais situações ao longo do período carnavalesco.

Foi pensando nisso que nesta segunda-feira, 29, foi firmada uma parceria com o bloco de carnaval Canaimé. A ideia da união é promover a doação voluntária de sangue, ajudando a manter o abastecimento de hospitais da rede pública e privada do Estado. Uma única doação pode salvar até quatro vidas.

“O bloco Canaimé é um grande parceiro e vai contribuir com o Hemocentro trazendo seus foliões para fazer um grande ato de solidariedade e amor ao próximo, doando sangue. Para nós esta ação ajudará a aumentar o nosso estoque, tendo em vista o feriado do carnaval e os acidentes que estão acontecendo na nossa cidade”, afirmou a assistente social do Hemoraima, Terezinha Khan.

Para reforçar o chamamento da população, haverá a realização de uma blitz de incentivo à doação na quarta-feira, dia 1º, a partir das 7h30, em frente ao Hemoraima, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. A ação conta ainda com o apoio do Instituto Pirilampos.

Outra dinâmica proposta pelo bloco carnavalesco é a oferta de desconto na aquisição do abadá para quem comparecer ao Hemocentro.

“É uma promoção para quem for folião do Canaimé e quiser participar, vai ter um desconto no valor do abadá. Com o boleto do Hemocentro de doação, o folião para fazer a aquisição do abadá com esse desconto”, explicou a presidente do bloco Canaimé, Rosy Antony.

 

SEJA UM DOADOR DE SANGUE

Para ser um doador de sangue, é preciso se encaixar em alguns critérios como, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve ter o consentimento formal dos pais ou de responsável legal.

Se encaixando nesses critérios, a pessoa é cadastrada e encaminhada para uma entrevista e em seguida por uma triagem. Não havendo nenhum impedimento, ele é levado para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.

O Hemoraima fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, bairro Aeroporto, ao lado do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).

O horário de funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98404-9593.

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau