Governo reafirma compromisso para combater a reintrodução de doenças erradicadas no país

O governador de Roraima, Antonio Denarium, reafirmou nesta sexta-feira, 18, durante reunião com representante do Ministério da Saúde, o compromisso da atual gestão em combater a reintrodução de doenças erradicadas por meio de vacinação.

Assim como outros entes da Federação, o Estado está realizando uma série de ações para impulsionar a cobertura vacinal da população no contexto da Campanha Nacional de Multivacinação, que terá o seu “Dia D” realizado neste sábado, 19.

“É muito bom ter a presença do coordenador nacional do PNI (Programa Nacional de Imunizações) em Roraima, vendo de perto a nossa realidade, que é impactada pela imigração. Essa atenção do Ministério da Saúde com certeza vai ampliar a nossa atuação conjunta para alcançarmos grandes resultados em nosso Estado”, destacou Denarium.

O diretor do DPNI (Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis) do MS, Eder Gatti Fernandes, vem cumprindo uma agenda de reuniões para avaliar como está o desempenho dos municípios do Estado nas ações da campanha.

Na manhã de sexta-feira, ele teve um encontro com a titular da Sesau (Secretaria de Saúde), Cecília Lorenzon, em que foram debatidas as necessidades de planejamento e intensificação de estratégias para melhorar a cobertura vacinal de Roraima.

“Além dessa ação de multivacinação, nós também estamos oferecendo aos municípios de Roraima e de todo o país ferramentas de microplanejamento para melhorar as coberturas vacinais, fortalecendo a rotina de vacinação. Também repassamos recursos para que eles qualifiquem as suas ações, já que a nossa meta é recuperar as coberturas vacinais do Brasil, que estão baixas há alguns anos e nós só vamos conseguir com o apoio do Estado e dos municípios”, frisou Fernandes.

Além do governador, do diretor do PNI (Programa Nacional de Imunização), e da secretária da Sesau, a reunião também contou com a presença do secretário adjunto da pasta, Edson Castro, e da coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira.

Para Valdirene, a vinda do representante do Ministério da Saúde é de extrema importância, pois mostra aos gestores dos municípios a necessidade de ações mais integradas e eficientes.

“A visita do diretor Eder serve para consolidar essas parcerias, para que o Estado consiga articular com esses gestores e fazer com que eles entendam a importância da imunização e da boa cobertura vacinal do seu município”, pontuou.

DIA D

Iniciada no dia 12, a Campanha Nacional de Multivacinação tem como foco principal atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, ajudando a aumentar a cobertura vacinal em todo o país.

Neste sábado, 19, todos os municípios do Estado estarão realizando ações que possibilitem facilitar o acesso da população aos imunizantes, sejam elas nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) ou por meio de postos volantes.

Em Boa Vista, por exemplo, estão confirmadas uma ação na Rodoviária Internacional de Boa Vista José Amador de Oliveira – Baton, no bairro Treze de Setembro, e uma grande mobilização na Praça Germano Augusto Sampaio, no bairro Pintolândia.

Paralelo a isso, a comitiva da Sesau e PNI Nacional vai se reunir com as autoridades que compõem a Operação Acolhida, ocasião em que serão apresentadas a Sala de Vacina, montada em parceria com Estado para a imunização de imigrantes venezuelanos que adentram o Brasil, e ações que são desenvolvidas pelo órgão na fronteira.