GOVERNO PRESENTE | Mucajaí ganha ginásio poliesportivo reformado e é beneficiado com importantes repasses

O Governo Presente deste sábado, 30, levou grandes benefícios ao município de Mucajaí, referentes à educação e ao desporto, à produção rural, à aquicultura e ao social, compreendendo repasses e serviços ofertados à população.

O grande destaque do dia foi a reinauguração do Ginásio Poliesportivo Francisco Arinaldo de Souza, que não recebia manutenção há mais de 15 anos. O espaço recebeu diversos serviços, como substituição de todo o telhado, recuperação da parte elétrica e hidráulica, pintura geral, recuperação e substituição de alambrados, entre outros. O investimento na obra foi de R$ 829 mil, com recursos do Governo de Roraima.

Representando a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) na reinauguração, o gerente de desporto comunitário do IDR (Instituto de Desporto de Roraima), Enilson Lima, pontuou que a entidade organizará o uso do ginásio junto com a população e entidades sociais que atuam com o esporte.

Ele também reforçou que o espaço e o município estão prontos para receber grandes competições como o Jogos Escolares de Roraima. “Com toda a certeza o município tem essa condição, bastando somente as parcerias necessárias para realizar os Jogos Escolares aqui em Mucajaí”, complementou.

Governo Presente passa a contar com repasse de kits de pesca

A ação principal do Governo Presente, ocorrida na Escola Estadual Vereador Francisco Pereira Lima, localizada na sede de Mucajaí, contou com uma grande novidade: o repasse de kits de pesca, com o objetivo de fomentar a pesca nos rios do município, gerando renda para ribeirinhos e pescadores.

São 15 conjuntos compostos por um barco de alumínio, motor de popa tipo rabeta, rede de pesca para matrinxã 40, rede de pesca para pacu 80 e dois isopores, adquiridos com recursos do Governo de Roraima. O investimento na leva é de R$ 110.532,00.

A pescadora Daiane Teixeira Supriano foi uma das contempladas com o repasse do conjunto. Atuando há 10 anos, junto com o marido, na pesca artesanal nos rios de Mucajaí, tem na atividade sua principal fonte de renda. Atualmente, ela e o marido têm como ferramenta de trabalho uma canoa de madeira pequena e outros equipamentos que são emprestados.

“Hoje eu tive a oportunidade de ganhar esse material, então só tenho que agradecer ao Governo e ao governador Antonio Denarium pelo trabalho que vem sendo feito em todos os municípios. Nesse tempo todo, nunca vi um governo fazer esse tipo de trabalho diretamente com os pescadores”, disse.

MAIS REPASSES

Além dos kits de pesca, o Governo também repassou outros itens, como 30 casas de farinha para produtores rurais, materiais esportivos para 10 grupos esportivos do município e 120 certificados do Emprega Jovem, além da entrega de 2.664 cartões do Cesta da Família para famílias em vulnerabilidade social e liberação de R$ 80 mil em microcrédito para seis empreendedores do município, que investirão em seu negócio.

Dando continuidade aos investimentos na área de tecnologia educacional, também foram entregues durante o Governo Presente, 226 tablets educacionais para cinco escolas da rede municipal de ensino, adquiridos por meio do programa Conectividade Brasil, do Governo Federal. O investimento total na aquisição dos eletrônicos para o Estado é de R$ 8 milhões.

Em Roraima, a iniciativa é executada mediante parceria entre o Governo de Roraima e a Undime-RR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Roraima). Até o momento, já foram distribuídos mais de 4 mil tablets, sendo 3 mil para estudantes de escolas estaduais e mais de mil para escolas municipais.

Governador faz balanço geral sobre ações em Mucajaí

O governador Antonio Denarium fez um balanço geral sobre a ação realizada em Mucajaí, destacando que o trabalho apresentado no Governo Presente chega a todos os municípios do Estado, com o objetivo de valorizar a população.

“Mucajaí é um município que sempre teve um carinho diferenciado do Governo do Estado. Por conta disso, já recuperamos milhares de quilômetros de estradas vicinais, já construímos 80 novas pontes, estamos reformando o hospital do município, reformando escola, o que mostra que estamos trabalhando e levando benefícios para a nossa população”, explicou Denarium.

Em relação a entrega do Ginásio Poliesportivo Francisco Arinaldo de Souza, o governador frisou que a atual gestão trabalha para promover a prática esportiva em todo o Estado, com a execução de programas voltados à área, realizando repasse de equipamentos, reformando e construindo novos espaços para a descoberta de novos talentos.

“Mais um espaço revitalizado pensando no bem-estar da população. O ginásio poderá ser usado para a prática esportiva, atividades culturais e ações comunitárias e com certeza vai proporcionar mais qualidade de vida para os moradores”, afirmou.