VERÃO SEGURO

Governo Federal reconhece situação de emergência em nove municípios do Estado de Roraima

Foto: Ederson Brito

O Governo Federal, por meio do MIDR (Ministério do Desenvolvimento e Integração Regional), reconheceu nesta segunda-feira, 26, situação de estado de emergência em nove municípios de Roraima. Os municípios são Amajari, Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Normandia e Uiramutã.

Diante da situação, o Governo do Estado convocou os prefeitos de todos os municípios de Roraima para elaborar o planejamento das ações de enfrentamento às queimadas e falta de água na região.

O encontro ocorreu nesta segunda-feira no auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima e contou com a participação de 11 prefeitos dos 15 municípios do Estado.

A reunião teve como objetivo ouvir as demandas mais urgentes pontuadas por cada município, de maneira que possam ser atendidos e diminuam os efeitos da estiagem que atinge todo Estado.

“Convocamos todos os prefeitos do Estado e 11 compareceram. E todos os municípios em situação de emergência serão beneficiados. É importante que cada prefeitura e Defesa Civil Municipal, junto ao Governo, façam o plano dos atendimentos de todos que precisam”, disse o governador Antonio Denarium.

Nesta segunda-feira, em Brasília (DF), o ministro da Integração Regional, Waldez Góes, anunciou o reconhecimento da situação de estado de emergência em nove municípios de Roraima e anunciou uma força-tarefa do Governo Federal para auxiliar na resposta sobre a seca, atribuída aos efeitos do fenômeno El Niño.

“Nosso ministério, através da Defesa Civil Nacional, já está trabalhando em conjunto com os governos, prefeituras e bancadas parlamentares de Roraima, que sofre em decorrência da seca e de queimadas na região, e do Acre, atingido por inundações causadas pelas fortes chuvas no estado”, disse.

ATENDIMENTOS

Como medidas mais urgentes, o Governo autorizou a entrega de 25 mil cestas básicas, a escavação de poços artesianos com água potável para atender as comunidades e bebedouros de animais. Para isso, os municípios terão apoio de máquinas, com 10 equipes de patrulha mecanizadas.

“Todos os municípios que estão em situação de emergência, independente de serem em área indígena, serão atendidos pelo Governo. É muito importante que cada prefeito elabore um plano de trabalho. Estarei representando cada município, junto ao Ministério do Desenvolvimento e Integração Regional, para que o benefício chegue”, destacou.

O prefeito do município de Cantá, André Castro, destacou a importância dessa parceria com o Governo para enfrentamento da estiagem no município.

“Estamos passando realmente por um estado emergencial, com focos de incêndios, com necessidade de água, pontes sendo queimadas e a reunião, a parceria com o Governo nesse momento em que o município precisa enfrentar esse estado de emergência é de suma importância”, relatou.

Castro disse ainda que a situação é muito preocupante, mas que algumas ações serão adotadas para o enfrentamento da situação de emergência.

“Serão disponibilizadas as patrulhas mecanizadas para a escavação dos bebedouros, abastecimento com caminhões pipas, perfuração de poços, entrega de cesta básica pelo Governo às famílias que foram afetadas e assim todos unidos vamos enfrentar esse estado que é preocupante”, alertou.