O Governo Federal lançou nesta quarta-feira, 14, o Plano Safra 2024/25 da Agricultura Familiar em Roraima. O evento, realizado na UFRR (Universidade Federal de Roraima), reuniu autoridades públicas, instituições bancárias, produtores rurais e representantes da sociedade civil para discutir políticas de desenvolvimento sustentável.
Durante a cerimônia, o secretário nacional da Agricultura Familiar e Agroecologia, Vanderley Ziger, destacou que o montante destinado à safra deste ano será de R$ 76 bilhões, um aumento de 43% em relação ao ano anterior. Ziger também apresentou os resultados da safra 2023/24, ressaltando que Roraima teve um crescimento de 27% em valores das operações do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar)
“Roraima tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento econômico da região Norte, demonstrando um extraordinário potencial produtivo, com terras férteis e capacidade para a agroindustrialização. Nesse contexto, o Governo Federal tem intensificado o estímulo à produção de alimentos no país, expandindo o Pronaf para todas as regiões, enfrentando diversos desafios e estruturando novas políticas públicas. Neste ano, estamos disponibilizando recursos recordes para o estado, com uma redução nas taxas de juros e linhas de crédito mais acessíveis, para que a agricultura familiar possa estruturar sua produção no momento adequado”, afirmou Ziger.
Representando o governador Antonio Denarium, o titular da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Marcio Grangeiro, enfatizou o Plano Roraima 2030, destacando o Eixo de Desenvolvimento Sustentável, que viabiliza projetos estratégicos, como o cultivo de grãos, cacau, mandioca, açaí e o fortalecimento da bacia leiteira, promovendo o acesso a novos mercados, além de garantir a sustentabilidade ambiental.
“A Seadi é responsável por fomentar políticas públicas para o desenvolvimento rural, atuando também em parceria com instituições estaduais e federais. Com o Governo Federal lançando anualmente o Plano Safra, esta iniciativa oferece, principalmente ao público do Pronaf, a oportunidade de potencializar as atividades já desenvolvidas nas pequenas propriedades, além de promover a diversificação produtiva, implementando novas atividades que garantem a soberania alimentar e a conquista de novos mercados”, reforçou o titular da Seadi.
O produtor Charles Henz também avaliou de forma positiva a otimização dos recursos do Plano Safra 2024/25. Segundo ele, “O Plano Safra do Governo Federal veio para apoiar os produtores, oferecendo não apenas suporte financeiro, mas também acompanhamento na evolução da produção, desde o pequeno até o médio produtor, ajudando-os a alcançar a próxima fase. Portanto, o Plano Safra é uma grande conquista para a agricultura familiar, garantindo benefícios econômicos significativos para a produção de alimentos”, finalizou.