Rádio Roraima

JEBS 2024

Governo entrega passagens para participação da delegação de roraimense nos Jogos Escolares Brasileiros

Em cerimônia realizada nesta terça-feira, 17, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, o Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), realizou a entrega de passagens aéreas aos alunos-atletas que representarão o Estado na edição dos JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) de 2024

Compartilhe:

Foto: Ascom/Seed

Em cerimônia realizada nesta terça-feira, 17, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, o Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), realizou a entrega de passagens aéreas aos alunos-atletas que representarão o Estado na edição dos JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) de 2024.

A competição será realizada em Recife (PE), de 18 de setembro a 3 de outubro, e vai contar com a participação de jovens atletas de 12 a 14 anos, competindo em 16 modalidades esportivas.

Com um total de 170 passagens disponibilizadas pelo governo estadual e 48 pela CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar), a delegação de Roraima será composta por 218 integrantes, incluindo 173 atletas, 31 técnicos e 14 dirigentes. Os jovens garantiram vaga nos JEBs após se destacarem nos JERs (Jogos Escolares de Roraima), que neste ano reuniu 7.811 participantes.

O vice-governador Edilson Damião destacou a importância de investir no esporte para o desenvolvimento dos jovens.

“Todos os atletas são campeões por chegarem até aqui. Os ginásios localizados nos municípios foram entregues e também uma pista de atletismo homologada pela Federação Internacional para que os nossos atletas tenham um melhor desempenho nas competições a nível nacional”, ressaltou Damião.

As passagens disponibilizadas pelo Governo de Roraima foram adquiridas com recursos do Tesouro Estadual na ordem de R$ 1,4 milhão de reais, valor este investido tanto na aquisição das passagens aéreas para os JEBs quanto para os Jogos da Juventude, que acontecerá em novembro deste ano em João Pessoa (PB), para a categoria infantil (15 a 17 anos).

Equipe roraimense está em treinamento desde o final dos jogos estaduais

Os Jogos Escolares Brasileiros são uma das maiores competições escolares do país, e Roraima estará bem representada em modalidades como wrestling, judô, atletismo, ginástica rítmica, karatê, taekwondo, ciclismo, natação, tênis de mesa, xadrez, badminton, basquete, futsal, vôlei de praia, handebol e voleibol.

O diretor do IDR (Instituto de Desporto de Roraima) e chefe da delegação, Dinaildo Barreto, ressaltou o empenho da equipe em garantir a melhor preparação possível para os atletas.

“Estamos eufóricos, felizes, treinando. Os técnicos terminaram os JERS e continuaram a preparação para o nacional, solicitando horários no IDR, principalmente para treinarem no ginásio Hélio Campos e nós damos prioridade para eles desenvolverem este trabalho tanto no ginásio quanto nas quadras das escolas”, disse.

Para o técnico de basquete feminino, Caio Enzo Sant’Anna, o foco é manter a equipe motivada e preparada para os desafios que virão. “As passagens vieram em um ótimo momento. As meninas que estão aprendendo a jogar e conquistaram a chance de participar de um evento nacional. Tivemos muitos treinos e elas se dedicaram bastante”, finalizou.

A jovem atleta de basquetebol, Yasmin King, expressou sua gratidão pela oportunidade de competir em um evento nacional. “Será muito importante para nós alunos-atletas, porque é minha primeira vez nos JEBs e quero ter a experiência de jogar a nível nacional”.

Delegação de Roraima viaja com equipe médica completa

Este ano, a delegação de Roraima conta com uma equipe médica completa composta por um fisioterapeuta, um médico e uma psicóloga, profissionais essenciais no cuidado e também na orientação dos participantes. Durante as competições, os alunos-atletas acabam vivenciando diversas situações, com destaque para as questões emocionais como stress, ansiedade e nervosismo.

“Este ano estamos levando uma psicóloga na delegação roraimense. É uma profissional que com certeza vai fazer a diferença no desempenho dos nossos alunos-atletas que enfrentam muitas coisas novas ao viajar para outra cidade, como ficar longe de casa e competir com atletas de outros Estados”, finalizou Dinaildo.