Governo do Estado lança pedra fundamental de conjunto habitacional no Pricumã

Nesta terça-feira, 19, o governador Antonio Denarium realizou o descerramento da pedra fundamental para a construção de um conjunto habitacional no terreno onde hoje funciona a sede da Aeco (Associação dos Empregados da Codesaima), no bairro Pricumã.

O residencial terá três torres com oito andares e 192 apartamentos com sala, cozinha, banheiro, área de serviço, varanda e dois ou três quartos, a depender da planta. Além disso, haverá estacionamento, área de recreação e piscina no local.

O empreendimento apresentado será erguido com uma planta criada pela equipe de arquitetos da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), coordenada pelo diretor de Habitação do órgão, Rodrigo Ávila.

Foi apresentada uma maquete detalhada do residencial que ocupará totalmente a área da Aeco, conhecida popularmente como Malocão da Codesaima.

COMO SERÁ

O financiamento da obra será pelo Minha Casa Minha Vida, e atenderá às Faixas 2 e 3, segundo os critérios do programa federal que são a renda familiar de R$ 2.620,00 a R$4.400,00 e de R$ 4.400,01 a R$ 8.000,00, respectivamente.

O valor de cada imóvel será em torno de R$ 160 mil e o total de investimento para a obra é de R$ 77 milhões.

As inscrições iniciarão na segunda quinzena de janeiro de 2024. Segundo a presidente da Codesaima, Maria Dantas, ainda será definido o local para fazer o cadastro dos candidatos.

“Faremos parceria com o Ierr [Instituto de Educação de Roraima] ou outro local com estrutura para humanizarmos as inscrições. Ainda estamos esperando a portaria do Ministério das Cidades para definir os critérios para as inscrições”, disse.

MAIS HABITAÇÕES EM RORAIMA

O governador Denarium anunciou que haverá mais empreendimentos para reduzir o déficit habitacional de Roraima.

“Iremos fazer esse conjunto com 192 apartamentos no Pricumã e faremos outros no Jardim Floresta e no Centenário com 250 unidades cada. Serão mais 500 moradias”, disse.

Segundo o governador, a meta para 2024 é construir mais de 2 mil imóveis para atender pessoas de todas as classes sociais do Estado.

Após o lançamento da pedra fundamental, foi assinado o documento de transferência do terreno da Aeco para o Governo do Estado. Com esse ato, o Governo pode formalizar o projeto junto à Caixa Econômica Federal.

O MCMV prevê a contrapartida do Estado com a doação do terreno e a construção de equipamentos como postos de saúde, escolas, asfaltamentos e outras estruturas urbanas. O local onde está o terreno já cumpre todos esses requisitos.