ANISTIA

Governo do Estado e Caixa iniciam quitação de contratos de conjuntos habitacionais

Iniciou nesta quinta-feira, 25, o atendimento aos moradores do conjunto habitacional Vila Jardim que pagaram 50% dos contratos e terão direito à anistia do restante das parcelas.

A ação está sendo realizada pelo Governo do Estado, por meio da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), com a participação da Caixa Econômica Federal, do 1º Cartório de Registro de Imóveis e a Defensoria Pública Estadual.

Serão cinco conjuntos beneficiados com essa programação:

– A partir de quinta, 25, sexta, 26, sábado, 27 e segunda-feira, 29, o atendimento será para o Vila Jardim;

– ⁠Terça-feira, 30 será a vez do Makunaíma;

– ⁠Quarta-feira, 31, será para o os conjuntos Uailã e Auaris;

– ⁠Quinta, 1º e sexta-feira, 2 será para o conjunto Manaíra.

Todos serão atendidos na Escola Estadual Irmã Maria Tereza Parodi, no horário das 8h às 18h.

A iniciativa está amparada na Portaria 1248 do Ministério das Cidades, que determina que os mutuários de conjuntos do Minha Casa Minha Vida da Faixa 1 que já pagaram 50% do contrato não precisam mais pagar o restante das parcelas.

O governador Antonio Denarium incumbiu à Codesaima orientar as cerca de 3.900 famílias que podem ser beneficiadas.

A empresa pública estadual fez um levantamento nestes conjuntos e informou a população sobre o direito.

Cada órgão participante presta serviços específicos aos moradores.

A Codesaima faz a triagem e encaminha o mutuário para o atendimento adequado. Também está com a sua Ouvidoria atendendo solicitações dos moradores.

A Caixa faz a análise de documentos e das parcelas pagas, além de encaminhar solução de problemas e emitir a carta de quitação.

O representante do 1° Cartório de Imóveis informa sobre as datas que o mutuário deve levar a carta de quitação para registro e que taxas deverá pagar pelo serviço.

A Defensoria Pública oferece os serviços do programa itinerante do órgão; também analisa casos que precisem de uma ação jurídica e encaminha para solução.

A moradora Sônia Neves Martins, do condomínio Angelim, esperou para ser atendida pelos funcionários da Caixa. “Já paguei os oito anos. Sou a moradora original. Espero que quitem o meu apartamento”, disse.

Maria Aparecida, do Ingá, ficou satisfeita com o benefício. “Isso é ótimo. Minhas prestações estão em dia, mas agora não precisarei mais pagar”, declarou.

A presidente da Codesaima, Maria Dantas, ressaltou que essa ação beneficiará 3900 famílias.

“Todas essas pessoas terão seus contratos quitados e serão os verdadeiros donos de seus imóveis. Um grande benefício para a nossa população”, concluiu.

SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Marco Aurélio