SÃO JOÃO NO PARQUE ANAUÁ

Governo distribui quase uma tonelada de pamonha na penúltima noite do arraial

O governo de Roraima , por meio da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), distribuiu nesta sexta-feira, 26, quase uma tonelada de pamonha no São João no Parque Anauá. Iguaria típica de festa junina, a "maior pamonha da Região Norte" foi servida gratuitamente para população na Tenda do Agro.

Foto: William Roth

O governo de Roraima , por meio da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), distribuiu nesta sexta-feira, 26, quase uma tonelada de pamonha no São João no Parque Anauá. Iguaria típica de festa junina, a “maior pamonha da Região Norte” foi servida gratuitamente para população na Tenda do Agro.

Ao todo, a pamonha pesou 960 quilos e superou os 570 kg do ano passado. A balança que aferiu o peso foi vistoriada e aprovada pelo Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Roraima), que realizou a pesagem junto com o Corpo de Bombeiros de Roraima. Para produzir aproximadamente 6 mil pedaços de pamonha foram necessárias 7 mil espigas de milho verde raladas.

O governador Antonio Denarium elogiou a iniciativa das secretarias de governo na oferta de um prato típico para a população. “Participei de todas as noites, degustei todos os pratos e estavam ótimos. E a população aprovou!”, disse.

Desde a abertura do quinto dia do arraial, uma grande fila se formou para receber o quitute. Funcionários da Codesaima montaram um sistema de distribuição que funcionou de modo eficiente e rapidamente as pamonhas foram entregues de maneira ordenada e atendeu a todos os visitantes.

Pamonha aprovada

O pedreiro José Augusto foi o primeiro da fila. Ele experimentou e aprovou o produto. “Viemos passear no Parque. Quando chegamos aqui, soubemos que haveria a distribuição das pamonhas. Por acaso, eu passei pela tenda e perguntei onde seria a fila e me falaram que eu era o primeiro. Tive a prioridade de pegar a pamonha da mão do governador”, destacou Augusto.

Nascida em Goiás e morando em Roraima há 14 anos, a servidora pública Lauany Graziele também aguardou na fila para pegar a iguaria. “Eu estava aqui no Arraial nesses dias e fiquei sabendo que teria a distribuição das pamonhas e eu tiver que vir, como uma bela goiana que sou, apaixonada por pamonha”, pontuou a estudante.

Segundo a presidente da Codesaima, Maria Dantas, a escolha da pamonha como destaque da festa, foi porque essa iguaria representa toda a cadeia produtiva que é apoiada pelo Governo do Estado.

“A produção é um projeto do governo do Estado, com a produção de grão. O melhor projeto do Brasil e toda a cadeia foi transformada, gerando emprego e renda pra economia local também. A produção da pamonha foi feita aqui. Tudo é daqui”, disse.

Tendra do Agro

A Tenda do Agro reúne todas as instituições do Governo do Estado que formam o Eixo do Desenvolvimento de Roraima, que são Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Seadi (Secretaria de Agricultura, desenvolvimento e Inovação), Sepi (Secretaria Estadual dos Povos Indígenas), Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária), Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa), Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de. Roraima) e Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima).