Rádio Roraima

SEGURANÇA

Governo de Roraima realiza formatura do 1º Curso de Proteção de Autoridades

Após quatro semanas, o 1º Curso de Proteção de Autoridade realizado pela Casa Militar do Governo de Roraima formou 25 profissionais de segurança da Polícia Militar, Polícia Civil e GCM (Guarda Civil Municipal). A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, na manhã desta sexta-feira, 13, e contou com a presença do governador Antonio Denarium, deputados estaduais e demais autoridades.

Compartilhe:

Foto: Fernando Oliveira

Após quatro semanas, o 1º Curso de Proteção de Autoridade realizado pela Casa Militar do Governo de Roraima formou 25 profissionais de segurança da Polícia Militar, Polícia Civil e GCM (Guarda Civil Municipal). A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, na manhã desta sexta-feira, 13, e contou com a presença do governador Antonio Denarium, deputados estaduais e demais autoridades.

O curso iniciou no dia 11 de novembro e foram 39 inscritos para o teste de aptidão física, mas apenas 25 alunos ingressaram após todas as fases. Sendo eles: 23 policiais militares, um policial civil e um guarda civil municipal, que concluíram 300 horas/aula no dia 6 de dezembro. O curso foi dividido em aulas teóricas e práticas, utilizando recursos audiovisuais, estudo de caso e simulações durante as quatro semanas de trabalho intenso.

O governador de Roraima, Antonio Denarium, destacou o treinamento para a formação pessoal e profissional dos participantes. Ele ressaltou o esforço coletivo das Forças de Segurança na redução da criminalidade no Estado e valorizou a integração entre as corporações e a população.

“Todos são vencedores. O grupo de pessoas que participaram para concorrer a esse curso foi muito grande, e estes foram selecionados e estão aqui hoje recebendo o seu certificado. Não se trata apenas de proteção de autoridades, mas de uma capacitação que poderá ser usada em qualquer momento para salvar vidas, sejam de cidadãos comuns, colegas da polícia ou qualquer outra pessoa. Agora eles têm o conhecimento necessário para trazer benefícios ao nosso povo”, afirmou o governador.

A equipe da Polícia Militar e demais forças de segurança, como a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Penal, têm trabalhado de forma unida e integrada. Essa colaboração tem sido fundamental para a redução da criminalidade em Roraima, tornando o Estado referência nacional na diminuição de homicídios, furtos e arrombamentos.

Para o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Ilmar Costa, esse esforço envolvido na realização do primeiro curso de proteção de autoridades reafirma a integração das forças. Ele pontuou as etapas de preparação, que incluíram treinamentos nacionais e internacionais, e afirmou que o objetivo é expandir essa iniciativa com cursos ainda mais qualificados no futuro.

“Para concretizar esse projeto, passamos por várias etapas de preparação. Tivemos membros da nossa equipe que participaram de cursos em El Salvador, promovidos pelos Estados Unidos, além de treinamentos a nível nacional, como na Presidência da República, e em outras Polícias Militares, como as da Bahia, Pará e Amazonas. É um grande orgulho para nós realizar essa formação pioneira aqui no Estado, e já temos planos para oferecer um segundo curso em breve, com ainda mais qualidade”, afirmou.

A única mulher a concluir o curso, soldado Camila Dias, falou sobre o orgulho e a relevância pessoal e profissional da formação. Ela ressaltou o apoio do Governo do Estado e a importância dos investimentos na segurança pública para capacitar as forças de segurança.

“É uma honra, primeiramente, estar aqui, sendo a primeira mulher a ser formada no curso de excelência, que é o curso de proteção de autoridades. Estamos concluindo mais um curso com o total apoio do nosso governador, que tem investido muito na segurança pública. É uma honra fazer parte desse curso de elite e estar aqui hoje, sendo formada”, comemorou.

Um dos objetivos do curso foi nivelar os servidores que desenvolvem atribuições nesta área, além de garantir a preparação dos formandos para proteger as autoridades de forma eficiente.

O diretor do curso e adjunto da Casa Militar, coronel Moacir Filho, explicou a necessidade de ter profissionais altamente qualificados para garantir a segurança das autoridades e seus familiares, bem como a excelência da formação que se equipara a padrões nacionais e internacionais.

“Uma das principais atribuições da Casa Militar, dentro de sua função constitucional, é garantir a segurança do governador, do vice-governador, de suas famílias, dos prédios públicos, como o Palácio do Governo, e das residências oficiais. Para isso, precisamos de profissionais altamente qualificados, e este curso nos proporcionou exatamente isso”, finalizou.