ARRAIAL DA FAMÍLIA

Governo de Roraima garante noites tranquilas durante o São João no Parque Anauá com reforço da segurança

Para garantir que o público visitante curta todas as seis noites do arraial da família roraimense com tranquilidade durante o São João no Parque Anauá, o Governo do Estado reforçou a segurança das áreas interna e externa do local com o uso de tecnologia e de câmeras de videomonitoramento, além da Base Móvel Operacional.

Foto: Taira Guerreiro

O arraial promovido pelo Governo iniciou nesta segunda-feira, 22, e segue até sábado, 27, com shows musicais e apresentação de quadrilhas juninas, além de muitas opções de lazer e comidas típicas. Para a primeira noite, a PMRR (Polícia Militar de Roraima) estimou cerca de 25 mil pessoas que estiveram no Parque Anauá durante o evento.

A corporação está atuando no evento com efetivo de 160 policiais militares por noite, e o CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) dispõe diariamente de 15 bombeiros para atender eventuais emergências.

Agentes do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) utilizam viaturas e motocicletas nas partes externa e interna do Parque Anauá proporcionando segurança aos pedestres e motoristas. Já a Sesp (Secretaria da Segurança Pública) realiza videomonitoramento geral do evento e opera a base móvel em parceria com outras forças estaduais.

POLICIAMENTO OSTENSIVO

O diretor do Departamento de Planejamento Operacional da PMRR, tenente coronel Zael Salazar, explicou que a Polícia Militar adotou um esquema de segurança de policiamento de grandes eventos a nível nacional, aplicando o policiamento em três grupos.

“O primeiro grupo é encarregado da segurança patrimonial, que faz a segurança do patrimônio público do parque e atua 24 horas. O segundo grupo faz o policiamento de recepção do público das 15h às 21h. E o terceiro grupo faz a segurança a partir das 18h até o final do evento, e conta com 160 policiais militares por noite para garantir a segurança da população boa-vistense nesta edição do arraial”, frisou.

Sesp realiza monitoramento em tempo real das noites de festejo

A Sesp utiliza as câmeras de videomonitoramento instaladas na área do Parque Anauá, que fazem a captação de imagens em tempo real e auxiliam as equipes que durante todo o período estarão trabalhando de forma integrada.

Já a Base Móvel Operacional é um instrumento auxiliar necessário para os efetivos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Penal e PCRR (Polícia Civil) presente em ocorrências e operações mais complexas realizadas no Estado.

Nas noites de festa, a base servirá de apoio aos profissionais que atuam no policiamento diário tanto da área interna quanto da externa, proporcionando mais segurança ao público, quadrilheiros, comerciantes e demais presentes no São João.

Segundo o secretário da Sesp, Ellan Wagner, as equipes de policiais civis, militares e penais, bem como do Corpo de Bombeiros Militar, estarão atuando de forma integrada, prontas para eventuais intervenções necessárias, assegurando respostas rápidas e eficazes a quaisquer situações de emergência.

“A segurança pública é um aspecto muito importante em todos os eventos organizados pelo Governo de Roraima, e o nosso objetivo é proporcionar um ambiente seguro para todas as famílias no São João do Anauá. Serão seis dias de muita diversão, entretenimento, valorização cultural e tranquilidade para todos. Nossas forças de segurança estarão atuando de forma integrada, prontas para agir em caso de quaisquer intercorrências, com o auxílio de tecnologia e de câmeras de monitoramento para uma melhor abrangência da área. E com isso a gente espera que tudo ocorra dentro da maior tranquilidade e normalidade”, pontuou o secretário.

ARRAIAL NO PARQUE

O 31º São João no Parque Anauá segue até o sábado, 27. A programação oferece dois palcos para as apresentações musicais nacionais e regionais, além do Espaço Kids, da Arena Junina, três parques de diversão e uma estrutura gigante para praças de alimentação, tendas para vendas em geral e serviços de vários órgãos de governo.

O Forródromo serve como palco de mais uma edição do Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, que está ocorrendo durante as noites de festejo. São 28 agremiações que disputam o título nos grupos Especial, de Acesso e Emergente.

Nos seis dias de festa, o público também pode aproveitar as apresentações de 42 artistas locais dos mais variados estilos musicais, além das três atrações nacionais: JM Puxado (dia 22), Marília Tavares (dia 25) e Japinha Conde (dia 27).