Com o objetivo de fortalecer a atividade pesqueira em Roraima, o Governo do Estado esteve nesta sexta-feira, 22, no município de Cantá, para a entrega de 82 kits de pesca. A iniciativa visa impulsionar a geração de trabalho e renda para os pescadores da região.
O evento aconteceu na Colônia de Pescadores e Piscicultores Z-6, contando também com a presença de autoridades e representantes públicos. Os kits de pesca, compostos por caixas térmicas, malhadores e motores rabetas, foram adquiridos com recursos do Poder Executivo, complementados por emendas parlamentares.
“Essa conquista representa uma importante vitória para os colonos de pescadores, fruto da atenção especial do Governo de Roraima, que já distribuiu 146 barcos de alumínio, além de rações, garantindo maior produtividade, contribuindo para a segurança alimentar de toda a população”, destacou Wolney Costa, técnico da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).
Residente em Roraima há 16 anos e atuando como pescador há seis, o maranhense Jalmir Morais, de 49 anos, expressou sua satisfação com a iniciativa: “Recebemos esses equipamentos com enorme alegria, pois eles serão de grande ajuda para facilitar nosso trabalho de pesca aqui no Cantá”, comentou.
Elizângela Feleol, presidente da Associação, ressaltou: “Atualmente, contamos com 394 pescadores associados, e essa atenção por parte do poder público tem sido fundamental para o fortalecimento da atividade produtiva, beneficiando não apenas o Cantá, mas todo o Estado, ao valorizar e apoiar a população rural”, concluiu.
PESCA EM RORAIMA
Em todo o Estado, o Governo de Roraima vem atuando no desenvolvimento das mais diversas culturas agrícolas favorecendo a população que trabalha e produz com dignidade, ampliando a economia familiar.
Na área de aquicultura e pesca, o Governo de Roraima tem prestado suporte aos pescadores, formulando novas políticas de apoio, orientando sobre os benefícios fiscais previstos na Lei 215/98, além de facilitar o acesso a financiamentos, equipamentos e tecnologias que melhoram a produtividade e a qualidade do pescado.
Com esse objetivo, o Governo do Estado tem incentivado a organização dos pescadores em cooperativas e associações, promovendo a inserção nos mercados, o apoio logístico na recepção do pescado e o fortalecimento da economia pesqueira. Essas ações buscam impulsionar a economia das comunidades rurais, aliando desenvolvimento produtivo à sustentabilidade ambiental.
No esforço de garantir segurança alimentar em todo o Estado, o governo tem assegurado ainda suporte técnico, também promovendo autonomia na continuidade das atividades pesqueiras.
Em 2023, na região do Baixo Rio Branco, ações direcionadas às famílias ribeirinhas resultaram na entrega de 67 barcos, 167 kits de pesca, 1.600 mudas de açaí e 100 pés de acerola. A iniciativa ocorreu na Vila Santa Maria do Boiaçu, no município de Rorainópolis, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e produtivo das comunidades locais.