EDUCAÇÃO INDÍGENA

Governo de Roraima empossa novos 19 professores indígenas

Foto: Neto Figueredo

A rede estadual de ensino agora conta com 748 novos professores no quadro efetivo da educação escolar indígena. Na tarde de terça-feira, 16, o Governo de Roraima empossou novos 19 docentes aprovados no concurso público específico e diferenciado para professores indígenas.

A solenidade ocorreu no auditório da Escola Estadual Maria das Neves Rezende no bairro Asa Branca e contou com a presença do governador de Roraima Antonio Denarium, do secretário de Educação e Desporto Mikael Cury-Rad, do secretário de Gestão Estratégica e Administração Anselmo Menezes, entre outras autoridades.

“Fico muito feliz de estar levando professores indígenas formados para as comunidades do Estado e que vão trabalhar para dar uma educação de melhor qualidade. É importante lembrar que o Governo de Roraima valoriza todas as tradições, cultura e autodeterminação dos povos indígenas. Um exemplo é a oferta da disciplina de língua materna indígena, aplicada nas comunidades em diversas etnias”, destacou o governador Antonio Denarium.

Esta já é a quarta convocação do concurso público específico e diferenciado para professores indígenas que ocorreu em março de 2022. Agora foram chamados 26 docentes, porém, apenas 19 professores apresentaram toda a documentação e estavam aptos à posse.

O secretário da Seed, Mikael Cury-Rad, lembrou que o Governo de Roraima tem realizado diversos investimentos para a melhoria da oferta do ensino, como reformas de escolas, tecnologia educacional, e ampliação do quadro efetivo.

“São muitas plataformas para o desenvolvimento educacional, incluindo o concurso para mil professores indígenas. Estamos com mais de 700 novos professores no quadro efetivo e hoje mais 19 estão tomando posse. É o Governo de Roraima tornando a viabilidade da educação escolar indígena muito mais forte”, destacou Mikael.

Juliana de Oliveira é uma das empossadas. Pedagoga, atuava como profissional seletivada na rede de ensino municipal. “Eu fiz o concurso e aguardei dois anos para ser chamada. Estou muito feliz e desejo crescer ainda mais na profissão, vou buscar o mestrado e doutorado”, disse a agora professora efetiva do Estado, que irá atuar em Alto Alegre.

Quem também estava radiante com a posse era a professora de Língua Portuguesa Nara Maria de Souza, que irá lecionar em escolas indígenas de Normandia.

“Passei anos no seletivo do Estado e hoje graças a Deus agora faço parte do quadro efetivo indígena, com muita alegria no meu coração. Foi muito tempo de espera mas cheguei onde Deus me proporcionou e agradeço também ao governador que nos deu essa oportunidade”, afirmou Nara.

LOTAÇÃO IMEDIATA

Os novos professores vão atuar em escolas distribuídas em sete municípios: Alto Alegre, Amajari, Cantá, Bonfim, zona rural de Boa Vista, Pacaraima e Normandia.

A lotação é imediata e acontece nesta quarta-feira, 17, na sede da Secretaria de Educação e Desporto. Os professores receberão os memorandos para apresentarem-se de imediato nas escolas e já iniciar os trabalhos em sala de aula.

Segundo dados do Censo Escolar, Roraima possui 251 escolas estaduais indígenas e 18.820 estudantes matriculados, contando com mais de 2 mil professores e mais de 500 servidores administrativos.