Rádio Roraima

PROERD

Governo de Roraima desenvolve programa para alertar adolescentes sobre os perigos do uso de drogas

Com o objetivo principal de alertar jovens e adolescentes sobre os perigos quanto ao uso de drogas, o Governo de Roraima desenvolve o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

Compartilhe:

Foto: Ascom/Seed

Com o objetivo principal de alertar jovens e adolescentes sobre os perigos quanto ao uso de drogas, o Governo de Roraima desenvolve o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

Na manhã desta terça-feira, 19, um total de 1.126 estudantes de 13 escolas estaduais de Boa Vista finalizaram o curso do Proerd e foram certificados em uma cerimônia realizada no auditório do CAF (Centro Amazônico de Fronteiras) da UFRR (Universidade Federal de Roraima). O vice-governador Edilson Damião participou da solenidade.

“É muito gratificante participar da formatura desse programa que orienta nossas crianças e adolescentes a ficarem distante desse mal, que são as drogas. É o Governo de Roraima trabalhando para formar cidadãos conscientes e preparados para fazer boas escolhas na vida”, destacou Edilson.

O Proerd é desenvolvido mediante uma parceria de sucesso entre a Secretaria de Educação e Desporto e a Polícia Militar de Roraima. A iniciativa alerta e orienta estudantes a refletirem antes de tomar decisões, a estarem preparados para dizer não à oferta de drogas e se tornarem multiplicadores das informações obtidas.

“O programa busca conscientizar os nossos jovens da importância de ficarem longe do uso de drogas e outras substâncias, para que tenham uma vida saudável e tenhamos uma sociedade consciente de seus deveres e direitos”, destacou o secretário-adjunto da Coordenação dos Colégios Estaduais Militarizados da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), José Rodrigues.

As aulas do Proerd ocorrem uma vez por semana, durante um semestre. Policiais militares realizam palestras educativas nas escolas, alertando sobre os perigos e malefícios do uso das drogas. Para isso, são utilizadas cartilhas educativas e vídeos.

No total, são dez aulas e ao final das aulas, os alunos produzem uma redação sobre tudo o que aprenderam e, no encerramento do curso, é realizada a formatura com a entrega de certificados e medalhas aos estudantes.

Estudantes falam sobre as lições do Proerd

A estudante Ester Oliveira da Silva, da Escola Estadual Maria Raimunda Mota de Andrade, falou sobre a lição que mais gostou. “O Proerd não é só uma prevenção contra as drogas, mas ensina muito sobre livre arbítrio. A minha lição favorita foi sobre senso comum, onde aprendi que como o livre arbítrio é nosso, podemos fazer nossas próprias escolhas sobre o que estudar e até as nossas próprias carreiras”, disse.

A aluna Lyandra Nogueira Silva Lima, da Escola Ulysses Guimarães, foi a vencedora da melhor redação. Como prêmio, ganhou uma bicicleta. “O Proerd me ensinou que eu posso fazer minhas próprias escolhas, que eu não preciso de pressão para escolher. Eu estou muito feliz. Ganhei a melhor redação e ganhei a bicicleta”, disse emocionada.

Participaram desta formatura estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental das escolas Penha Brasil, Euclides da Cunha, São José, Oswaldo Cruz, São Vicente de Paula, Buritis, Maria das Neves Rezende, Ulysses Guimarães, Raimunda Nonato Freitas, Antônia Coelho de Lucena, Maria Raimunda Mota de Andrade, Colégios Estaduais Militarizados Jaceguai Reis Cunha e Luiz Ribeiro de Lima.

É O PROGRAMA

O Proerd é um dos maiores programas de prevenção primária contra as drogas e violência do mundo. Consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a escola e a família. O projeto foi implantado pela primeira vez no Brasil em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro e hoje é adotado em todo o País.

“É sempre uma satisfação estar em mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência que está há 24 anos em Roraima e já formou mais de cem mil estudantes capacitando-os a tomar decisões seguras e saudáveis”, ressaltou a major da PMRR, Ana Cláudia Mourão.