Governo de Roraima conclui obra de implantação de vicinal no município do Cantá

As obras de implantação da vicinal 6, localizada na região do Polo Produtivo Confiança II, no município do Cantá, foram concluídas. Neste sábado, dia 25, o governador Antonio Denarium participou da cerimônia de entrega da vicinal. Durante sua mensagem aos moradores da vila São Raimundo, ele destacou a importância da obra para as famílias que aguardavam a implantação da estrada há mais de três décadas.

‘’Roraima está dando certo. Estamos no município do Cantá, entregando mais uma obra, a implantação dessa vicinal de 22 km, com recursos do Governo e de emenda do deputado estadual Gabriel Picanço. No Cantá, já recuperamos mais de 300 km de estradas vicinais e já construímos mais de 60 pontes. É o Governo do Estado trabalhando em parceria com a Prefeitura para promover o desenvolvimento e melhorar a vida da população’’, ressaltou o governador.

A obra teve investimento de R$ 2,4 milhões oriundos de recursos próprios do Tesouro Estadual e de emenda parlamentar do deputado Gabriel Picanço. A implementação da vicinal vai beneficiar os 120 colonos da região, a comunidade indígena Jenipapo e os moradores da vila São Raimundo.

O parlamentar Gabriel Picanço salientou a relevância da indicação e da destinação de verba para a realização da obra.

‘’Graças a Deus, a implantação dessa estrada proporciona um alívio para o pessoal do Cantá, moradores da vicinal 2 e da vicinal 1, pois diminuiu a distância do acesso. Antes, pra você ir pra vicinal 01, tinha que pegar a BR-432; agora você vai por aqui [vicinal 6] e diminui muito a quilometragem. Além disso, as pessoas também produzem muito nessa área. Eles têm gado e roça, produzem farinha, então precisam trazer os produtos deles. Essa estrada garante melhoria para o povo dessa região’’, destacou o deputado.

A vicinal 6 interliga a vicinal 1 à vila São Raimundo e, consequentemente, à vicinal 2, que passa na vila. A nova via fica localizada na região do Polo Produtivo Confiança II e recebeu serviços de revestimento primário, aterro e a substituição de todas as pontes de madeira por galerias de concreto.

O prefeito do município do Cantá, André Castro, que esteve presente na solenidade de inauguração da vicinal, ressaltou a qualidade dos serviços realizados e a importância dessa estrada para a população local.

‘’Esperava há muito tempo pela realização dessa obra, já morei na região da vicinal 6, entrei aqui há 23 anos. Então é uma obra fantástica e realmente bem executada, com galerias, com bueiros. O sentimento é de gratidão ao nosso governador e ao deputado Gabriel Picanço pelo empenho para dar acessibilidade a essas famílias que aqui produzem. O ganho é fantástico e se viu isso na reunião, as pessoas aplaudindo’’, disse.

O piscicultor e pecuarista Kennedy Maia, de 58 anos, tem uma propriedade de 250 hectares que fica à beira da vicinal 6. Ele faz parte de uma das famílias pioneiras do local e afirma que a implantação da vicinal vai propiciar a ampliação da produção agrícola.

“O plano é de ampliar e melhorar a produção. Hoje a gente pode produzir 6 mil peixes aqui dentro, que vai dar uma média de 18 toneladas pra tirar. Antes não tinha como tirar esse peixe. A gente está pensando também em aumentar e melhorar o pasto. Os projetos são esses. Agora a gente tem a estrada, graças ao Governo do Estado, então já pode pensar mais alto um pouquinho’’, celebrou o morador da vicinal 6.