POLÍCIA CIVIL

Governador efetiva Darlinda Viana como delegada-geral e anuncia nova Carteira de Identidade em Roraima

Em visita à Cidade da Polícia Civil na manhã desta segunda-feira, dia 19, o governador Antonio Denarium, anunciou a efetivação da delegada Darlinda de Moura Santos Viana como nova Delegada-Geral, em substituição a Eduardo Wayner, que pediu exoneração do cargo no dia 22 de janeiro para se aposentar.

Foto: Ascom/PCRR
O governador se reuniu inicialmente com os diretores e fez um resumo dos trabalhos em andamento na Polícia Civil, destacando a importância da integração de todos os setores da Instituição.

Denarium esteve reunido com os diretores da Polícia Civil e anunciou ainda que Roraima está na fase de testes para emitir a nova CIN (Carteira de Identidade Nacional).

“A doutora Darlinda sempre foi uma delegada muito atuante e agora é promovida como delegada-geral da Polícia Civil de Roraima. E o trabalho de investigação, o combate ao crime organizado e várias ações que já estão em curso continuam da mesma forma. Ações importantes estão em andamento também para a Polícia Civil, como o atendimento dos nossos servidores e uma infraestrutura de boa qualidade. Vamos entregar mais veículos, anunciar a nova carteira de identidade nacional e muitas ações em andamento continuam sendo efetuadas”, destacou Denarium.

O governador destacou ainda que está em trâmite o Curso de Formação que prepara os futuros policiais da Polícia Civil.

“Estamos contratando, pois já estão na academia, 205 policiais civis, que vão aumentar o efetivo da Polícia Civil. O nosso objetivo é termos uma Polícia, uma Força de Segurança integrada, sendo a Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Penal, todos juntos com a Secretaria de Segurança Pública trabalhando de forma integrada e dando uma resposta melhor para toda a população. Quanto à delegada Darlinda, desejo boas-vindas como delegada-geral e que continue o seu trabalho de excelência junto à nossa Polícia Civil”, ressaltou.

Denarium enalteceu a gestão do delegado Eduardo Wayner, que esteve por aproximadamente dois anos à frente da Delegacia-Geral, destacando que deixou um legado de trabalho, que terá continuidade durante a gestão da nova Delegada-geral.

DESAFIOS

A nova delegada-geral, Darlinda Viana, foi nomeada em Diário Oficial na sexta-feira, 16, e agradeceu a confiança do governador Antonio Denarium, destacando que já vem atuando como delegada-geral adjunta por dois anos e que o acompanha em várias ações, apontando-o como um gestor que trabalha muito, sempre dedicado.

“É um governador que trabalha muito, dedicado e é uma honra receber a Delegacia-Geral, substituindo o Dr. Eduardo Wayner que se aposentou e hoje está descansando merecidamente. Ao longo desses dois anos a gente fez uma parceria excelente e agora a minha missão é dar continuidade às ações já em andamento”, disse.

NOVA CIN

O governador conversou com a Delegada-Geral e o diretor do IIOC (Instituto de Identificação Odílio Cruz), Hênio Stanio Lima Andrade, sobre a nova Carteira de Identidade Nacional que será emitida por Roraima.

Segundo o diretor, todo o Sistema de Emissão da nova CIN está em fase de teste e será lançado oficialmente pelo governador. Ele explicou que o RG nacional utilizará o número do CPF como número único de identificação nacional no País.

Também poderá compor outros documentos como, por exemplo, a Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, cartão do SUS, título de eleitor, PIS/PASEP, carteira funcional ou profissional.

“Estamos terminando os últimos testes de interoperabilidade com o sistema nacional, como os órgãos da Receita Federal, Ministério da Justiça, e, tão logo esses testes sejam concluídos, o governador Antonio Denarium irá lançar o programa em larga escala a nível estadual da emissão do novo RG Nacional”, disse.

CURRÍCULO

A nova delegada-geral é natural de Teresina (PI), bacharel em Direito pela Universidade Unifor (Universidade de Fortaleza) em 1997, pós-graduada em Direito Processual Geral e Direito Processual Penal. Também é tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e atuou seis anos na advocacia.

Realizou a prova do concurso público para o cargo de Delegado na Polícia Civil de Roraima em 2003, ingressando na instituição em 19 de julho de 2004.

Já atuou como delegada nos municípios de Iracema, Rorainópolis e São João da Baliza. Em Boa Vista trabalhou no 1º, 3º, 4º e 5º DPs (Distritos Policiais) e na Central de Flagrantes.

Trabalhou ainda na DAT (Delegacia de Acidente de Trânsitos), na Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher), na DRCAP (Delegacia de Repressão a Crimes Contra Administração Pública), na Decor (Divisão Especial de Combate à Corrupção), e no DERCC (Distrito Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos).

Foi também chefe do NI (Núcleo de Inteligência) e diretora do Denarc (Departamento de Narcóticos). Assumiu o cargo de delegada-geral adjunta no dia 18 de março de 2022.