FORMAÇÃO | Governo de Roraima ofertará doutorado para professores em parceria com Centro Universitário Estácio da Amazônia

Investir na formação de professores é uma bandeira levantada pela atual gestão do Governo de Roraima, que nesta quarta-feira, 1°, firmou uma parceria com o Centro Universitário Estácio da Amazônia para a oferta de curso de doutorado em Educação para os professores da rede estadual de ensino. A parceria foi firmada por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e a Escola de Governo da Segad (Secretaria de Gestão Estratégica e Administração). “O investimento na formação de professores é uma determinação do governador Antonio Denarium. É um tema que vem sendo tratado com prioridade por ser fundamental dentro do processo de ensino aprendizagem. Para este curso de doutorado contamos com a parceria do Centro Universitário Estácio, instituição de muita credibilidade do Estado e do País”, disse o secretário. A previsão é da oferta de 20 vagas para o Curso Dinter (Doutorado Institucional) realizado entre a Unesa (Universidade Estácio de Sá) e o Centro Universitário Estácio da Amazônia. Apenas programas com boas notas podem promover essa modalidade de curso. O doutorado em Educação da Estácio possui nota 4 em uma escala que chega até 5, e é conferida pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A reitora do Centro Universitário Estácio da Amazônia, Brena Linhares, acredita que o curso vai gerar bons frutos para Roraima. “Estamos cumprindo a nossa grande missão que é ‘Educar para transformar’. Trazer um doutorado para capacitar a nossa população é algo muito benéfico. Tivemos a oportunidade dessas 20 vagas de Doutorado e procuramos a Secretaria de Educação para esta parceria.”, destacou. A partir da parceria firmada, as instituições envolvidas vão dar andamento às ações legais e burocráticas para efetivar o curso e em breve, será lançado edital com todas as informações detalhadas. Na Seed, a organização do curso ficará sob responsabilidade do DEB (Departamento de Educação Básica) e Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima). MAIS FORMAÇÃO O secretário Nonato Mesquita adiantou que, além do Curso Dinter, a Seed também está trabalhando para a oferta de cursos de mestrado, pós-graduação e também de segunda licenciatura em parceria com outras instituições de ensino, uma medida que atende a demanda da rede estadual. “Todas essas ações demonstram que o nosso governador Antonio Denarium não tem medido esforços no sentido de investir maciçamente na formação dos nossos professores”, finalizou Nonato. Atualmente a rede estadual de ensino possui em seu corpo docente 4.984 professores no quadro efetivo.