OPERAÇÃO SHAMAR

Forças estaduais de segurança realizam ações educativas de combate à violência contra a mulher

Nesta quarta-feira, 7, em um desdobramento da Operação Shamar, iniciada no dia 1º de agosto em todo o território nacional, as forças de segurança pública de Roraima participam do Dia D da ação integrada de combate à violência doméstica, familiar e ao feminicídio, coordenada a nível estadual pela Sesp (Secretaria da Segurança Pública).

Foto: Ascom/Sesp

Em nível nacional, os trabalhos são coordenados pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Durante o dia, além da intensificação das ações repressivas pelas polícias de Roraima, serão realizadas palestras educativas em escolas da capital e do interior e panfletagem.

A distribuição de flyers será na Praça do Centro Cívico e terá apoio da PMRR, coordenada pelo Programa Chame da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa.

O secretário da Sesp, Ellan Wagner, afirmou que as forças de segurança estaduais estão trabalhando de forma integrada para atingir resultados satisfatórios no combate a este tipo de violência, que tem afetado e destruído muitas famílias. Ele explicou que nesta quarta-feira, as instituições ligadas à segurança pública se mobilizam em todo o Brasil para a efetivação do Dia D da Operação Shamar.

“Essas operações intensificadas com o apoio de todas as forças do Estado são fundamentais para reduzir os índices de criminalidade e violência em Roraima. Além da Shamar, só neste ano já realizamos as operações Átria, Caminhos Seguros e Virtude, e teremos outras até o final do ano”, disse.

PREVENÇÃO

Durante o Dia D da Operação Shamar, a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) da Polícia Civil ministrará palestras educativas, sensibilizando estudantes da rede estadual sobre a importância do combate à violência doméstica.

INTEGRAÇÃO

Os trabalhos da Operação Shamar são coordenados em Roraima pela Secretaria da Segurança Pública com apoio do Deint (Departamento de Inteligência), da PCRR, da PMRR, do Corpo de Bombeiros, do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR), Polícia Rodoviária Federal, do Ministério Público de Roraima, do Tribunal de Justiça de Roraima e ainda de Conselhos Tutelares, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e outras organizações não governamentais.

DENÚNCIAS

A população pode auxiliar as Forças de Segurança por meio de denúncias feitas ao CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) pelo telefone 181 (Disque-Denúncia), ou pelos números 190 (PMRR) e 193 (CBMRR).

Também é possível entrar em contato pelo WhatsApp (95) 2121-0150, sendo possível fazer denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

O sigilo e o anonimato da denúncia são garantidos.