Julho é o mês de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço, um tipo de doença que costuma se manifestar de forma sorrateira e que, se não tratada precocemente, pode trazer uma série de danos à saúde dos pacientes ou até mesmo levá-los à morte.
Em Roraima, 53 pacientes deram entrada no tratamento contra a doença na Unacon-RR (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima), sendo 38 no ano de 2023 e 15 no período de 1º de janeiro a 30 de abril deste ano.
“O câncer de cabeça e pescoço é uma denominação para falar dos cânceres que aparecem nessa região. Então, toda a parte da pele da face, do pescoço, da cavidade oral, boca, língua, gengiva, garganta, faringe, exceto o cérebro”, explicou a fonoaudióloga da unidade, Fernanda Ross.
Na Unacon-RR, os pacientes acima de 18 anos têm acesso a tratamento clínico, cirúrgico e quimioterápico, contando ainda com suporte de grupos de apoio. A unidade é a única da rede pública de saúde autorizada pelo Ministério da Saúde para a realização desse tipo de serviço.
“Viemos alertar para falar principalmente sobre prevenção com o objetivo de diagnóstico precoce. Unimos forças para divulgar sobre esse assunto e alertar as pessoas sobre o autocuidado principalmente”, destacou a embaixadora da ACBG (Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço) no Estado, Fernanda Ross.
Segundo ela, ao perceber sinais como ferida, casquinha ou vermelhidão na boca ou na pele que não cicatrizam, o caminho é buscar um serviço de saúde em uma unidade básica de saúde para começar uma investigação.
“É preciso procurar um médico para fazer uma avaliação quando se tem, por exemplo, alteração vocal por mais de 20 dias, uma rouquidão, pigarro ou uma dificuldade de engolir”, aconselhou.
DIA D
Para alertar sobre a importância do tema, será realizada uma ação junto a pacientes oncológicos no dia 24 pelo Grupo de Laringectomizados. O local escolhido foi o auditório do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).
“Fazemos esse acolhimento e estamos programando esse encontro para ser um dia especial para divulgar as campanhas, ajudando com informações, com as vivências e as experiências deles, tanto desde o diagnóstico até o tratamento, e essa reunião fortalece muito quem está chegando”, pontuou.
SERVIÇOS DA UNACON
Dentro dos serviços oferecidos pela Unacon-RR, há cirurgiões, oncologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e educadores físicos.
“Aqui tem toda uma equipe para fazer esse cuidado. O paciente que já tem o diagnóstico, e a equipe médica elege qual tratamento será, radioterapia, quimioterapia ou cirurgia, durante o processo de cuidado e reabilitação”, reforçou Fernanda Ross.
A unidade também adota outras estratégias para devolver a voz e qualidade de vida para os pacientes oncológicos, como a entrega de dispositivos de reabilitação, disponibilizados pelo Estado.
“Podemos dar uma qualidade de vida melhor, uma reabilitação mais eficaz, com materiais como incentivadores respiratórios, bandagem adesiva, aspirador, oxímetro. Isso traz mais qualidade, trabalhamos mais motivados e com um serviço melhor”, destacou.
A Unacon-RR está funcionando dentro do HGR, localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 1364, bairro Aeroporto.