O município do Cantá é a sede da Etapa Regional II dos 51° Jogos Escolares de Roraima. A cerimônia de abertura ocorreu na sexta-feira, 23, no ginásio Galdino Vieira Filho.
O secretário adjunto de Gestão do Sistema Educacional, Marcelo Freitas, representou a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) no evento, que contou também com a presença de André Castro, prefeito de Cantá e anfitrião do evento.
“Foi muito emocionante reviver os jogos escolares e sentir toda essa energia do esporte. Todo o trabalho da Secretaria tem exatamente como foco os estudantes e momentos como esse. Desejo uma excelente competição a todos”, disse o secretário Marcelo.
A solenidade contou com o acendimento da pira olímpica, juramento de atletas e árbitros e apresentações culturais, como a dança do parixara dos estudantes da Escola Estadual Indígena Ednilson Lima Cavalcante, da comunidade Tabalascada, roda de capoeira com o grupo ‘Gingando para Cristo’ e demonstrações de lutas com atletas campeões do taekwondo.
Para o professor de Educação Física Waldecy Gomes Pinheiro, que atua na Escola Municipal Castro Alves e Colégio Estadual Militarizado Mariano Vieira, de Normandia, os Jogos Escolares são uma oportunidade de trabalhar várias questões com os estudantes, entre elas, os aspectos socioemocionais.
“Essa etapa classificatória é tão importante na vida do aluno, não só em função da perspectiva técnica, mas aquilo que nós trabalhamos como desporto escolar, regras que servem para a vida toda, como o convívio em grupos, o convívio em sociedade. Os Jogos Escolares têm uma perspectiva além da quadra, especialmente com o fortalecimento e o trabalho emocional do aluno com situações como a vitória e a derrota”, disse.
Conforme a aluna-atleta Ingrid Custódio Coelho, da Escola Estadual São Francisco do Bonfim, os Jogos Escolares são também uma oportunidade para colecionar boas memórias.
“É uma experiência boa, única. A gente vem para se divertir, guardar bastante memórias e lembrar para o resto da nossa vida. A nossa expectativa para os jogos é vencer e levar o troféu, assim como todas as escolas que vieram com esse objetivo”, disse.
Competição segue até o dia 2 de junho
A Etapa Regional II conta com 1.029 alunos-atletas inscritos de escolas de Normandia, Bonfim e Cantá. As disputas acontecem em quatro modalidades: vôlei de praia, badminton, futsal e futebol e seguem até o dia 2 de junho.
O carro-chefe desta etapa é o futsal. Serão 118 jogos, sendo 57 do naipe masculino e 61 do feminino. Os meninos seguem na disputa até segunda-feira, 27. No dia 29, será a vez das meninas entrarem na quadra e mostrarem todo o seu talento esportivo.
“É a modalidade com o maior número de jogos, é o carro-chefe dos jogos escolares. A menor categoria tem 14 times, que é no mirim feminino, e a que tem mais participantes, 22, é no infantil masculino, totalizando em média de 690 a 700 atletas. Essa região é bem peculiar, tem muitas comunidades, então, para eles, o futsal é bem disputado, é o que eles adoram fazer, praticam desde criança. O nível está bem alto, e a tendência é melhorar conforme vai avançando as fases”, disse Alex Thomé, coordenador da modalidade de futsal.
51º JER’s
Os JER’s são realizados pelo Governo de Roraima, por meio da Seed, sob a organização do IDR (Instituto do Desporto de Roraima).
A 51ª edição dos Jogos Escolares de Roraima ocorre em seis fases: quatro fases regionais, fase capital e fase final. Os jogos são disputados nas categorias mirim (12 a 14 anos) e infantil (15 a 17 anos) em 19 modalidades.
Os vencedores em cada categoria garantem vaga para representar o Estado em competições nacionais, nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) que serão realizados no mês de setembro em Recife (PE) e nos Jogos da Juventude, que ocorrerão em novembro em João Pessoa (PB)