PARLAMENTO JOVEM

Estudantes eleitos são diplomados parlamentares em solenidade realizada pelo TRE-RR

Foto: Ascom/Seed

Na manhã desta quarta-feira, 24, foi realizada a cerimônia de diplomação dos 24 estudantes eleitos no projeto Parlamento Jovem Roraimense. A solenidade, realizada pelo TRE-RR (Tribunal Regional Eleitoral de Roraima), ocorreu no plenário Valério Caldas de Magalhães, na Assembleia Legislativa de Roraima.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, a juíza especial da presidência do TRE-RR, Graciete Sotto Mayor, o secretário-adjunto de gestão do Sistema Educacional da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Marcelo Freitas e parlamentares.

“Esse é um projeto importante porque mostra para os alunos como funciona o parlamento e a vida na política para que eles se interessem por essa área, que é de suma importância para a nossa sociedade, e por onde nós iremos resolver todos os problemas da coletividade”, destacou o secretário Marcelo.

Participam do projeto 24 estudantes de 12 escolas estaduais, sendo cinco da capital e sete do interior, dos municípios de Alto Alegre, Bonfim, Caracaraí, Rorainópolis e Mucajaí, entre elas uma escola indígena do Cantá.

A estudante Janete Pereira Adão, explicou que o esporte é a bandeira do projeto de lei de autoria dela própria.

“O propósito do meu projeto é desenvolver o esporte e a cultura não só na minha comunidade, mas levar também para outras localidades e outras comunidades indígenas”, disse Janete, que é alunda da Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante, localizada na Comunidade Tabalascada, no Cantá.

O PROJETO

O Parlamento Jovem Roraimense é um projeto da Assembleia Legislativa de Roraima realizado mediante parceria com a Secretaria de Educação e Desporto e o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima.

A iniciativa oportuniza aos estudantes a vivência do processo democrático mediante a participação de um pleito eleitoral e uma jornada parlamentar, que inclui a diplomação, posse e exercício do mandato.

“O projeto busca despertar o jovem eleitor para refletir sobre as questões sociais e políticas do nosso Estado e também do nosso país”, ressaltou a juíza Graciete Sotto Mayor.

Após a diplomação, os jovens deputados eleitos serão empossados e na sequência, poderão participar de sessões plenárias e vivenciar a rotina da jornada parlamentar.