ESPORTE E TURISMO | Secult participa do 1º Festival de Pesca Esportiva do Tucunaré

Com o objetivo de fomentar a economia e o turismo locais, o Governo de Roraima, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), participou do 1º Festival de Pesca Esportiva de Tucunaré, realizado em Caroebe de sexta-feira, 8, a sábado, 9.

O evento, realizado no Distrito de Entre Rios pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura de Caroebe, contou com participantes de diversos Estados do Brasil. A iniciativa teve apoio do Governo de Roraima.

A parceria é consolidada pelo Detur (Departamento de Turismo) da Secult, que já realizou diversas ações para estimular o turismo na região de Caroebe.

De acordo com o diretor do departamento, Bruno Brito, foram realizados cursos de capacitação em diversos municípios do Estado, além de ações que desenvolvem a rota do turismo, que fomenta a economia com diversas atividades como a pesca esportiva em Caroebe.

“O Governo de Roraima vem apoiando os municípios, em especial aos do sul do Estado. No caso de Caroebe, concluímos um importante ciclo de desenvolvimento de Caroebe focado no turismo. Com isso, por todas as atividades já realizadas, conferimos ao município o título de Destino Destaque de Roraima”, afirmou Brito.

O prefeito de Caroebe, Osmar Filho, explica que a atividade fomenta não só a economia, mas também o turismo.

“Nosso município é rico em paisagens e o mundo precisa conhecer. Todos os anos estaremos de portas abertas para que todos possam vir e conhecer nossas tradições como a pesca esportiva do Tucunaré”, destacou o gestor.

O FESTIVAL

O evento foi realizado no lago da represa da Usina Hidrelétrica de Jatapu e a programação contou com uma série de eventos, shows e torneios diversos. Uma das atrações foi o concurso da Rainha do Festival.

As três categorias que concorreram no festival são embarcado (individual e equipe), caiaque (individual) e prova individual de arremessar com equipes formadas por dois ou, no três pescadores e um piloteiro, com a vinda de pescadores profissionais de vários Estados brasileiros que participaram do evento.